Girassol

Girassol

O girassol, cujo nome científico é helianthus annus, simboliza adoração, felicidade e instabilidade.

O girassol simboliza adoração e relaciona-se com Hélio, o deus grego do Sol. Isso porque o seu miolo se assemelha a uma cabeça que, direcionada ao Sol, parece lhe prestar culto.

Além do que, a flor, arredondada e radiada, de cor amarela muito viva, aparenta ser o próprio Sol. Por isso, em inglês, é chamada sunflower.

Com origem norte-americana, o girassol chegou à Europa onde, na Espanha, recebeu o nome de girasol, uma vez que tem a tendência de se curvar para o Sol.

O girassol é um símbolo da felicidade. A cor amarela reforça essa ideia ao passo que transmite energia, juventude e vitalidade, tal como o Sol.

Por sua vez, a sua troca de posição frequente representa instabilidade.

Os chineses associavam os girassóis à imortalidade, motivo pelo qual comem as sua sementes com o intuito de promover a longevidade.

Significado Espiritual

Pelo fato de o Sol ser uma das formas de representar Cristo, o girassol partilha do seu significado.

O Sol transmite esperança, tal como Cristo trazia a esperança da salvação. Por isso, o girassol é um dos símbolos da páscoa.

No Feng Shui

Bonito e cheio de energia, o girassol é usado na ornamentação. Na ciência chinesa Feng Shui é justamente esse o efeito que essa a flor de girassol transmite às pessoas ao ser colocada em determinados ambientes.