O amarelo representa o ouro, a luz, os raios brilhantes do Sol, a juventude, a energia, o esclarecimento e os deuses. Isso porque revela o poder divino ao atravessar o azul do céu.
É a mais quente, a mais expansiva e a mais intensa das cores, afinal transmite vida e calor.
A cor amarela remete ao Om. Este, que é o mantra mais importante da tradição indiana, é qualificado como dourado.
Na China é a cor imperial e do solo fértil. Antes de assumir esse aspecto positivo, no teatro, os atores pintavam o rosto de amarelo para mostrar que eram cruéis.
No Islamismo, o amarelo dourado simboliza o conselho sábio, sabedoria, ao passo que o amarelo opaco representa traição.
Na Europa Medieval, a cor amarela estava associada com a decepção. Nessa época, a porta das casas dos traidores era pintada nessa cor.
Além disso, associado ao adultério, o amarelo representa o parceiro enganado.
É a cor que a nossa pele assume perto da morte, por isso, é considerada a cor do declínio e da velhice.
Há muitos países onde o amarelo representa a inveja e a covardia.
Nos EUA, as pessoas usavam fitas amarelas ao receber aqueles que regressavam da guerra. Representando luta e esperança, essa tradição teve início com uma mulher que, no final da década de 70, pendurou laços amarelos em árvores expressando o forte desejo de que o seu marido, refém no Irã, regressasse para a casa.
Na cosmologia mexicana, o amarelo é análogo ao mistério da Renovação. A cor de muitas flores que abrem na Primavera é amarela, para além de que, antes de se tornar verde (o que antecede o tempo da chuva), a terra é amarela. Por isso, a divindade da chuva, XIpe Totec, é o deus dos ourives.
Usar amarelo no Réveillon é uma forma de chamar dinheiro para o Ano Novo.
Conheça mais significados das cores.