Os samurais representam especialmente a lealdade, a coragem e a honra e uma vez que controlaram os rumos do poder no Japão, os samurais são um símbolo da identidade japonesa.
Trata-se de uma classe de guerreiros profissionais da organização Xogunal do Japão, no período compreendido entre 1100 e 1867, cuja principal arma era a espada.
Eles defendiam senhores feudais, os quais usavam seu exército de guerreiros para invadir territórios e recebiam terras em troca do seu serviço.
Bushido
O Bushido - “O Caminho do Guerreiro” - era o implacável código de ética desses militares de elite. O mesmo destacava a lealdade ao mestre, bem como a autodisciplina e a defesa da honra.
O seppuku era um ritual suicida samurai que tinha como propósito a preservação da sua honra diante de uma derrota.
Katana
Katana é o nome dado à espada samurai. Essa arma representa o treino espiritual e militar ao encontro da representação de artes marciais, que combina a disciplina física com a disciplina mental.
Chama-se daisho o conjunto de katana e wakizashi - espada curta - que também era utilizada pelos guerreiros; ambas são as armas tradicionais desses guerreiros.
Armadura
A armadura dos samurais era feita de couro e coberta com verniz com o objetivo de a proteger da umidade.
O capacete - feito de metal, proteções dos braços e coxas, luvas compunham a rica veste dos samurais, cuja capa era toda tecida de seda.
Yabusame
Era uma cerimônia feita especialmente em festivais religiosos em que os guerreiros utilizavam arco e flecha e iam a cavalo.
Utilizando uniformes de caça, os arqueiros andavam num caminho estreito de 200 metros e disparavam uma série de 3 alvos a cada 70 metros, para setas que representavam amuletos da sorte.
O Yabusame, praticado até hoje como um esporte - era uma forma de oração por paz e prosperidade numa cerimônia considerada sagrada.
Tatuagem
Sendo uma figura masculina, a tatuagem do samurai é geralmente adotada pelo gênero masculino, muito embora haja mulheres que, ao encontro daquilo que o samurai representa, optam também pela sua imagem.
Seu desenho é rico em detalhes e, por esse motivo, habitualmente é tatuado nas costas, mas também nos ombros ou nas pernas.
Leia também Símbolos Japoneses.