Fruto

FrutoO fruto é símbolo da abundância. Por esse motivo, nos banquetes dos deuses as taças utilizadas aparecem repletas de frutas. Eles transbordam das taças para mostrar fartura.

Os frutos representam as origens e a fertilidade. Isto decorre do fato de a maior parte deles possuir sementes. Suas cores, cheiros e sabores refletem sensualidade.

A simbologia dos frutos é extensa. Muitas frutas possuem um significado simbólico diferente.

Cereja

A cereja simboliza sensualidade. Ela é uma referência à perda da virgindade tendo em conta a sua cor que lembra o sangue.

No Japão, essa fruta carrega uma simbologia muito importante para os guerreiros samurais. Lembrando que a Flor de Cerejeira é um símbolo nacional do Japão.

Figo

O figo simboliza fertilidade. A sua árvore representa a Árvore da Vida.

Para o povo hebraico, essa fruta é um símbolo da paz.

Maçã

A maçã simboliza o amor e a fertilidade. Simboliza também o pecado e a tentação. Desta forma, ficou conhecida como o fruto proibido porque foi comido por Eva.

Manga

A manga é um símbolo de amor e de fertilidade para os hindus. Popularmente acredita-se que a folha da mangueira é portadora de sorte.

Melancia

A melancia simboliza fecundidade. No Vietnã as pessoas presenteavam os casais jovens com essa fruta com o objetivo de lhes trazer sorte.

Melão

O melão simboliza fertilidade. Os chineses utilizam suas sementes nos casamentos.

Nos locais onde a fruta é abundante, o melão é uma referência à luxúria. No Norte da Europa, onde ela é rara, é uma referência à riqueza.

Morango

O morango representa sensualidade e o amor. Por esse motivo, na Roma Antiga, é o símbolo de Vênus (deusa do amor e da beleza).

Laranja

A laranja simboliza virgindade e fertilidade. Na China, é uma fruta que dá sorte.

Muito anos antes de Cristo as laranjas oferecidas às moças significavam um pedido de casamento.

Limão

O sabor do limão faz com que ele seja uma referência ao sentimento de amargura e desilusão.

Para os hebraicos, todavia, esse fruto é o símbolo do coração.

Romã

A romã simboliza fertilidade. Na Maçonaria, é símbolo da união dos seus membros. As sementes da fruta significam solidariedade, humildade e prosperidade.

Uva

A uva simboliza prosperidade e fartura. Para os cristãos, representa o sangue de Cristo, da mesma forma como o vinho também o representa.