Inseto

Embora pejorativamente insignificante, os insetos desempenham funções importantes e seus comportamentos podem sugerir ações humanas. Em algumas culturas, os inseto podem representar a alma dos mortos, ou até mesmo as estrelas.

Joaninha

Inseto

A joaninha é um inseto portador de coisas boas. Símbolo de sentimentos como amor e sorte, ela pode trazer felicidade e fortuna para quem e onde ela pousa, bem como azar e tristeza para quem a mata.

As joaninhas são conhecidas como “besouros de Nossa Senhora” em decorrência de, a pedido dos fazendeiros que rezavam à Nossa Senhora, a santa ter enviado joaninhas para acabar com as pragas que destruíam as plantações.

Grilo

Inseto

O grilo é o inseto conhecido como um símbolo de sorte e, assim, é tratado como se fosse um amuleto. Ter um grilo em casa é sinal de bom agouro, de modo que na China, os grilos são mantidos em gaiolas, como animais de estimação.

Em virtude da sua simbologia, e pelo fato de terem muitos filhos, antigamente as pessoas usavam os grilos para dar a bênção da fertilidade aos amigos para que eles tivessem muitos descendentes.

Libélula

Inseto

Popularmente conhecida como “lavandeira”, a libélula é símbolo de elegância e leveza. No Japão, onde ela simboliza coragem, o inseto é o símbolo imperial do país também chamado de “Ilha da Libélula”.

Borboleta

Inseto

Símbolo da felicidade e da beleza, a borboleta é, especialmente, símbolo da transformação e dos estágios da vida: lagarta - vida, crisálida - morte, borboleta - ressurreição.

Uma simbologia diferente é apresentada de acordo com as suas cores: azul (sorte), colorida (felicidade), preta (morte), branca (paz).

Abelha

Inseto

A abelha representa, entre outros, ordem, cooperação e disciplina, em virtude do trabalho que é uma característica marcante desse inseto.

Além de estar associada às divindades, por exemplo: Rá - o deus-sol egípcio e Deméter - deusa da agriculta para os gregos, a abelha representa, ainda, a dicotomia bem e mal, numa analogia ao mel e ao ferrão, respetivamente.

Louva-deus

O louva-deus carrega uma simbologia sagrada e, ao mesmo tempo, demoníaca. Representa os guerreiros profissionais que são símbolo da identidade do Japão - os samurais.