A flor azul é conhecida por ser uma flor que representa o infinito e o inalcançável. Sua oferta está relacionada aos sentimentos de gratidão, respeito, admiração, desejo e amor.
Esses são alguns dos motivos que movem as pessoas a oferecerem flores na cor azul.
Flores azuis são um tipo de flor não muito fácil de ser encontrada. Alguns exemplos são as hortênsias, as violetas, as tulipas e as íris.
Uma famosa flor azul, a hortênsia, está associada à resistência, à devoção, à paz, à honra, à dignidade, à tranquilidade, à serenidade, à estabilidade, à esperança e aos profundos e sinceros sentimentos.
Assim como a cor branca, a cor azul é muitas vezes usada em momentos de luto por estar associada à morte e rituais de passagem.
Apesar de ser vista pelo Feng Shui como a cor mais controversa do arco-íris e de muitas vezes ser evitada por representar uma tonalidade fria, uma flor azul pode ser ideal para decorar um local de meditação e de descanso.
Contudo, os tons mais escuros de azul podem despertar melancolia e nostalgia nas pessoas.
Leia mais em:
A rosa azul
Existe um grande mistério relacionado às flores azuis, em especial a rosa de cor azul, pois sabe-se que naturalmente ela não existe. A rosa azul foi criada através de variações genéticas e passou a ser o símbolo da prosperidade.
Em algumas culturas, a rosa azul significa mistério ou alguém que busca alcançar algo considerado impossível, pois as pessoas acreditam que elas possuem o dom de realizar um desejo.
Na literatura há referência sobre a rosa azul. O livro de Maurice Baring chamado The Blue Rose (A Rosa Azul) conta a história da filha de um imperador que prometeu só se casar com alguém que lhe trouxesse uma rosa azul, mostrando o quão importante é a rosa nessa cor.
Conheça também sobre a simbologia: