O azul representa tanto a expansão do céu como as profundezas do mar. Simboliza espiritualidade, pensamento, infinito, vazio, eternidade e transparência.
Por refletir transparência, uma parede pintada de azul claro pode parecer brilhar e desaparecer.
Para os budistas tibetanos, o azul relaciona-se com a sabedoria transcendente e com o vazio, o que decorre justamente da sua transferência.
Essa cor reflete o desejo de ser puro. No manto da Virgem Maria, o azul simboliza o desapego da vida mundana, pureza e paz.
Desta forma, partilha de alguma simbologia inerente à cor branca, a qual também reflete calma e reflexão.
Azul é uma cor imaterial, que está associada ao mundo dos sonhos. É mais pura e mais profunda, além de ser a cor mais fria, inclusive associada à água.
Na heráldica, o azul significa verdade e lealdade.
No Egito, as cenas da pesagem das almas eram pintadas com um fundo claro azul-celeste, pois os egípcios o consideravam a cor da verdade.
No que respeita às diferentes tonalidades, o azul celeste é considerado o azul sacralizado. Enquanto isso, o azul escuro é considerado o caminho do devaneio.
O azul do dia (claro) segue naturalmente para o azul da noite (escuro). Nesse sentido, à medida em que vai escurecendo, percorre o caminho do sonho.
Assim, o azul royal é a cor de Nut, o deus egípcio da noite, que representa sabedoria. Além desse deus, há ainda outros deuses egípcios que são retratados com vestes ou com os seus próprios corpos em tons de azul. O azul mostra que são divindades.
No Oriente, o azul expressa ingenuidade, ao passo que no Ocidente é o verde que tem essa característica. Isso é feito numa associação à juventude, como antônimo de amadurecimento.
Em algumas partes da Arábia, o azul é usado para proteção contra o mau-olhado.
Leia Olho Grego.
Usar azul na passagem para o Ano Novo pode ser uma forma de trazer tranquilidade e amadurecimento.
Na cultura dos povos ingleses antigos, conforme o costume, as noivas deveriam usar algo na cor azul a fim de garantir fidelidade no casamento.
Conheça mais significados de cores.