Quem completa quatro anos de casamento comemora bodas de flores e frutas.
Por que Bodas de Flores e Frutas?
Sabemos que cada aniversário de casamento estará associado a um material. Se no primeiro ano celebramos as bodas de papel por ainda ser uma relação frágil, quando estamos com 4 anos de matrimônio comemoraremos bodas de flores e frutas.
Mas porque dois símbolos ao invés de um só? Simples! Nas árvores frutíferas, primeiro temos as flores e depois, as frutas. Quanto mais flores, mais certo estamos que teremos uma colheita abundante.
No entanto, as flores são frágeis e precisam de cuidado, tal qual o relacionamento. Da mesma forma, as frutas necessitam de acompanhamento e serem colhidas no tempo certo, como a vida a dois.
Neste dia, nada mais romântico que presentear sua cara-metade com um buquê, uma cesta de frutas ou até mesmo plantarem juntos uma flor ou fruta para simbolizar mais esse ano que se passou nas suas vidas.
Saiba mais sobre a simbologia da Flor e do Fruto.
Origem das Bodas de Casamento
Boda significa “promessa” e se refere aos sentimentos de amor e fidelidade trocados entre aqueles que optam passar pelos rituais de casamento.
A origem dos símbolos representativos dos aniversários de bodas surgiu na Alemanha. As pessoas tinham o costume de presentear os casais que alcançavam os 25 anos de casamento com uma coroa de prata. Para aqueles que conseguiam atingir 50 anos de casados, se oferecia uma coroa de ouro.
Os aniversários de bodas mais tradicionais são os que respeitam a 25, 50 e 75 anos, os quais são representados pelos seguintes materiais respectivamente: prata, ouro e diamante.
Leia também: