Aliança

Alianca

A Aliança simboliza compromisso, pacto. Por isso, é o principal símbolo do casamento e, por extensão, também é um símbolo do amor.

Além desses sentidos, a aliança também pode representar autoridade e proteção.

A aliança tanto é um sinal como um símbolo. Ao passo que indica que quem a usa é noivo ou casado (dependendo da mão em que é utilizada), reflete o simbolismo do amor e da fidelidade.

O fato de ser circular corrobora a ideia de amor eterno.

Significado Bíblico

Aliança, bérith em hebraico, significa “compromisso” ou “pacto”, da mesma forma que as palavras em latim foedus e testamentum.

É por esse motivo que a Escritura Sagrada se divide em duas partes. Elas são chamadas de Antigo e Novo Testamento, ou seja, a Antiga e a Nova Aliança.

A Antiga Aliança foi o pacto feito entre Deus e Noé e, posteriormente, por Javé e Abraão.

A aliança entre Deus e Noé é representada pelo arco-íris.

De acordo com o texto bíblico, Javé pede a Abraão que divida ao meio alguns animais e que os una com uma corda. Essa corda significa a aliança, cuja função é unir o que tem o mesmo sangue e que está dividido.

No Novo Testamento, enquanto Jesus crucificado é a vítima (representada no Antigo Testamento pelos animais), a Eucaristia simboliza a aliança.

Arca da Aliança

Alianca

A Arca da Aliança era um objeto sagrado onde eram guardadas as tábuas da lei (os mandamentos), a vara de Aarão e um vaso com o maná.

Representava proteção divina, motivo pelo qual era guardada pelos hebreus num local bastante reservado no tabernáculo.

Leia também Símbolos de União e Símbolos do Amor.