Pássaros

O pássaro simboliza a inteligência, a sabedoria, a leveza, o divino, a alma, a liberdade, a amizade. Por possuírem asas e o poder de voar, em muitas culturas são considerados mensageiros entre o céu e a terra. O pássaro, opõe-se à serpente, como o símbolo do mundo celeste ao mundo terrestre.

Passaro

Na cultura islâmica os pássaros representam o símbolos dos anjos uma vez os anjos possuem asas e podem chegar aos céus, enquanto que para os celtas simbolizam os mensageiros dos deuses; são eles os auxiliares dos deuses, considerados, portanto, símbolos da liberdade divina.

Interessante notar que, os ninhos dos pássaros são muitas vezes comparados ao paraíso, o refúgio escondido e inacessível, a morada suprema. No alcorão, o pássaro é visto como o símbolo da imortalidade da alma por meio de seu papel mediador entre o céu e aterra.

Na China, por sua vez, o pássaro é a representação do órgão genital masculino.

Os pássaros representam, ainda, a alma das crianças e os pássaros noturnos representam as almas do outro mundo, assim são mensageiros de más notícias.

Veja também a simbologia das Aves.

Pássaros voando

Os pássaros voando simbolizam a liberdade, a independência, em nítida oposição ao pássaro na gaiola.

Passaros

Em tatuagens, é muito comum ver uma imagem de pássaros a voar. Geralmente são tatuagens delicadas usadas por mulheres e que muitas das vezes são compostas por uma gaiola aberta.

Significados e Simbologias dos Pássaros

O pintassilgo simboliza a Paixão de Cristo uma vez que a sua face é vermelha e também pelo fato de este pássaro estar associado a cardos e espinhos.

O pisco também faz referência à Paixão de Cristo, pois diz a lenda que esse pássaro tirava os espinhos da coroa de Cristo e através desse ato sujava seu peito de sangue, daí a origem da aparência do pássaro, que tem a face e o peito avermelhados. Na Europa, o pássaro é um dos símbolos de Natal.

A cotovia simboliza o casamento do céu e da terra, uma vez que voa rapidamente para o céu e de seguida desce velozmente como se estivesse a fazer um mergulho. Seu voo simboliza, ainda, o entusiamos da juventude e a busca dos humanos pela felicidade, significado que é igualmente uma referência ao seu canto matinal. A cotovia é o símbolo da esperança, felicidade, sorte e criatividade. Para os cristãos, o canto da cotovia simboliza uma alegre oração a Deus.

No Antigo Egito, a poupa simboliza alegria, afeto e amor filial, uma vez que se diz que esse pássaro cuida dos pais idosos. Os chineses, por sua vez, acreditam que a poupa é um símbolo de sorte.

O rouxinol é um mago que, com o seu canto perfeito que enfeitiça as noites, propicia o esquecimento dos perigos do dia. Apesar de ser bonito é um canto melancólico, cujo significado é a expressão do sentimento de tristeza ao se constatar a aproximação do dia. O rouxinol é também uma referência à ligação entre o amor e a morte.

Para saber mais sobre alguns pássaros, veja também as seguintes simbologias: Pomba e Andorinha.