O papagaio é um animal que tem como característica o fato de repetir a fala de quem se encontra ao redor. Existe diversas simbologias em torno dessa ave que, dependendo da cultura, pode simbolizar o fogo, o sol, o inconsciente e a verdade.
Simbologias do Papagaio
Ele é considerado entre os maias como um símbolo de fogo e energia solar, especialmente por causa das suas longas penas vermelhas.
É também um dos símbolos de Maomé, além de simbolizar a petrificação em função do caráter repetitivo de sua fala desvinculado de qualquer raciocínio.
Os conteúdos são repetidos sem questionamento e sem que se pare para fazer uma avaliação.
Costuma levar ainda a projeção de ser um símbolo do inconsciente. Em algumas histórias árabes, o papagaio simboliza o psicopompo, uma espécie de Hermes, que fala sempre a verdade, embora de forma um tanto dúbia.
A sua característica mais peculiar é o fato de imitar não apenas falas humanas como também sons, ruídos e barulhos aleatórios. O papagaio é a representação de um grande espelho universal que reflete sem julgamentos tudo aquilo que ouve.
Os índios Bororo acreditam em um complicado ciclo de transmigração de almas durante as quais reencarnam temporariamente no papagaio.
No Cristianismo, o animal está frequentemente associado com a imagem da Virgem Maria. Entre os antigos orientais (chineses e japoneses), o papagaio esteve relacionado com a deusa Guan Yin.
Na Índia, o papagaio é a representação do desejo sexual erótico. Já os maias, julgam que o papagaio tinha a capacidade de prever doenças graves e tragédias ambientais.
Leia também: