Falcão

FalcaoPríncipe das aves, o falcão simboliza o princípio celeste. A simbologia do falcão é solar, diurna e masculina. O falcão é um símbolo ascensional, seja no plano moral, físico ou intelectual, simbolizando a superioridade, uma vitória já conquistada ou em vias de o ser.

Simbologias do falcão

O falcão é um caçador, e foi frequentemente representado na Idade Média a despedaçar lebres. A lebre simboliza a lascívia, neste sentido, o falcão representa a vitória sobre o princípio lunar, noturno e feminino, e sobre a concupiscência.

O falcão encarnava o Hórus, deus dos espaços aéreos, deus do céu, e que tinha o Sol e a Lua como olhos. Com uma visão poderosa, o falcão é o único animal capaz de fixar o olhar na luz solar. O falcão possui também uma visão longínqua Os olhos do falcão simbolizam o olho que tu vê. A visão, juntamente com o voo, são os poderes especiais do falcão. Ele tem o poder de viajar e transcender o céu e a terra, simbolizando uma conexão divina e terrena.

É muito comum que ver representações do falcão com a cabeça encapuzada. Esta representação simboliza a esperança que se projeta na luz e que alimenta aqueles que vivem nas trevas. A imagem do falcão encapuzado simboliza os prisioneiros, seja literalmente ou não.

De acordo com o xamanismo, o falcão é o mensageiro do céu, da vida e dos sonhos. É o grande encarregado de enviar mensagens para serem decifradas.

Veja também simbologia de Gavião.

Leia mais: