Um amuleto é um tipo de talismã que é visto como algo que encerra um poder mágico, realizando simbolicamente uma relação mágica entre quem o uso e as forças que ele representa. Segundo a crença, um amuleto concentra e fixa forças que agem em planos cósmicos, colocando o homem que o uso no centro dessas forças.
No antigo Egito, as múmias eram recobertas de amuletos de ouro, bronze e pedras preciosas para salvaguardar a imortalidade da alma. Os amuletos também eram usados para salvaguardar a saúde, a felicidade, a fortuna e a vida no terra.
Segundo a crença geral, os amuletos podem ter diferentes representações e cada um salvaguarda um aspecto diferente da vida. Os amuletos são geralmente carregados junto ao corpo, em pulseiras ou correntes, e além de atraírem boa sorte, também protegem, e repelem os malefícios e mau agouros.
Simbologia dos Amuletos
Hamsá
Hamsá, também conhecido como mão de Fátima ou mão de Deus, é um amuleto que representa a palma da mão, e em árabe significa cinco e referindo-se precisamente aos cinco dedos da mão. É um amuleto muito usado pelas culturas do Oriente Médio contra o mau-olhado.
Trevo de Quatro Folhas
Amuleto usado para atrair a boa sorte e afastar o azar.
Escaravelho
O escaravelho é um amuleto surgido no Antigo Egito e era usada para afastar os maus espíritos.
Olho de Hórus
Amuleto usado para atrair saúde e prosperidade.
Âncora
Amuleto usado para atrair a segurança, a estabilidade e a solidez na vida.
Figa
Amuleto usado contra o olho gordo e para atrair a sorte.
Olho Grego
Amuleto contra o mau olhado e a inveja, usado também para atrair paz e proteção.
Pé de coelho
Amuleto de sorte.
Ferradura
Amuleto de sorte e proteção.
Conheça a simbologia do Maneki Neko, o amuleto mais popular entre os japoneses.