Sapo

Sapo

O sapo simboliza a fertilidade, a abundância, a riqueza, a prosperidade, a boa sorte, o êxito, a força, a coragem, a morte, a bruxaria e a magia. É considerado em todas as mitologias como um elemento masculino.

Misticismo e Espiritualidade

Na alquimia, traz o simbolismo da matéria prima que sofre transformação, uma vez que exprime a cobiça desenfreada que costuma afogar a pessoa em seu próprio excesso.

Ao morrer, o sapo fica negro e entra em estado de putrefação, se enchendo de seu próprio veneno, de modo que o alquimista submetia essa carcaça ao fogo do processo alquímico até o transformar num elixir capaz de matar ou salvar o indivíduo.

No século XV na Europa, o sapo esteve associado à magia e bruxaria uma vez que as secreções tóxicas do animal simbolizava o mal, o demoníaco e a morte. Além de ser animais comuns para as bruxas, o sapo esteve associado ao submundo, à morte, escuridão e veneno.

No Egito, o sapo era um símbolo fetal, sendo que a deusa rã dos nascimentos está relacionada com a evolução, além disso, a metamorfose do girino em sapo simbolizava a ressurreição.

Cristianismo

No cristianismo o sapo simboliza a evolução espiritual na medida em que possui seu ciclo de vida metamórfico divididos em três estágios: ovos, girinos e adultos. Além disso, na arte cristã o sapo simboliza a Santíssima Trindade.

Sorte

Na China, o sapo representa o emblema de boa sorte, além de trazer a chuva. Não obstante, é considerado Yin, a divindade da lua, da noite e da água figurado no arqueiro que alcança a lua e, por isso, é transformado em sapo.

Nesse país é comum encontrar uma peça em formato de sapo sentado numa pilha de dinheiro. Os chineses acreditam que esse objeto protege e, ao mesmo tempo, aumenta a riqueza do lugar onde é colocado. É deixado de frente para a porta como se estivesse convidando o dinheiro a entrar, porém, à noite deve ser virado de costas para a porta como para prevenir que o dinheiro ganho deixe aquele lugar.

Sonhos

Existem diferentes significados para os sonhos mediante a forma como os sapos nele aparecem.

Popularmente as pessoas costumam dizer que sonhar com sapos pulando ou coaxando é sinal de sorte. Seria tal como uma representação de que a sorte grande caminha ao seu encontro.

O sonho com sapos dentro de casa, todavia, tem o significado contrário. Revela a existência de pessoas que querem prejudicar outras e, trazem, assim, o azar.

Fábulas

Nas fábulas e histórias populares o sapo simboliza a transformação, o animal feio que se transforma em príncipe com o beijo da princesa. Ela, na condição de nobre, se desprende de seus preconceitos e dá vida nova ao rapaz, seu futuro pretendente.