Sapo

O sapo simboliza a fertilidade, a abundância, a riqueza, a prosperidade, a boa sorte, o êxito, a força e a coragem, como aspectos bons e, ao mesmo tempo, também representa a morte, a bruxaria, a magia e o mal.

Sapo

Significado espiritual e místico do sapo

Para a alquimia o sapo é um símbolo de transformação, até pelo fato de sofrer metamorfose de girino para sapo adulto. Além de representar fertilidade, pois colocam vários ovos de uma só vez.

Ao morrer, o sapo fica negro e entra em estado de putrefação, se enchendo de seu próprio veneno. O alquimista submetia o corpo do animal ao fogo no processo alquímico até o transformar num elixir capaz de matar ou salvar o indivíduo.

Na Europa Medieval, o sapo esteve associado à magia e à bruxaria uma vez que as secreções tóxicas do animal simbolizava o mal, o demoníaco e a morte. Além de serem comuns para as bruxas, os sapos simbolizam o submundo, a morte, a escuridão e o veneno.

No Egito Antigo, o sapo simboliza fertilidade, estando ligado à deusa rã chamada de Heqet, que era retratada como uma mulher com cabeça de rã. Ela também era considerada a deusa do parto, representando fecundidade e renovação, já que era usada em amuletos por mulheres grávidas como uma forma de afastar o mal e proteger o parto.

Sapo

Imagem da deusa Heqet feita por UgiGiugi

Simbolismo do sapo no Cristianismo

No cristianismo o sapo simboliza a evolução espiritual na medida em que possui seu ciclo de vida metamórfico dividido em três estágios: ovos, girinos e adultos. Na arte cristã, o sapo simboliza a Santíssima Trindade.

O sapo como um símbolo da sorte

Na China, o sapo é um emblema de boa sorte, além de trazer a chuva.

Chamado de Chan Chu ou sapo chinês da fortuna, ele é um símbolo de prosperidade. É comum encontrá-lo como se fosse uma estátua, com os olhos vermelhos e sentado numa pilha de dinheiro.

Sapo

Foto de uma estátua do Chan Chu feita por @better_than_grey

Os chineses acreditam que esse objeto protege e, ao mesmo tempo, aumenta a riqueza do lugar onde é colocado. É deixado de frente para a porta como se estivesse convidando o dinheiro a entrar, porém, à noite deve ser virado de costas para a porta como para prevenir que o dinheiro ganho deixe aquele lugar.

Simbolismo do sapo nos sonhos

Existem diferentes significados para os sonhos mediante a forma como os sapos nele aparecem.

Popularmente as pessoas costumam dizer que sonhar com sapos pulando ou coaxando é sinal de sorte. Seria tal como uma representação de que a sorte grande caminha ao seu encontro.

O sonho com sapos dentro de casa, todavia, tem o significado contrário. Revela a existência de pessoas que querem prejudicar outras e, trazem, assim, o azar.

Simbologia do sapo nas fábulas

Nas fábulas e histórias populares, por exemplo, a do “O Príncipe Sapo”, o sapo simboliza a transformação de um nível inferior de existência para um superior, ou seja, o animal feio que se transforma em um príncipe com o beijo da princesa.

Ela, na condição de nobre, se desprende de seus preconceitos e dá vida nova ao rapaz, seu futuro pretendente.