Símbolos de Bruxaria

Muitos símbolos estão associados às práticas pagãs de bruxaria, uma das práticas mais antigas da humanidade. Esses símbolos mágicos são utilizados em rituais de magia, a fim de auxiliarem na emanação de energia; diversos símbolos associados às bruxas são também utilizados como amuletos e alguns estão associados a deuses.

Lua Tripla

Conheça o significado dos símbolos de Natal: Papai Noel, Velas, Presépio, Estrela, Árvore de Natal, Sinos e Ceia.

Na cultura celta, a "Lua tríplice" ou "Triluna", representa a unidade tal qual a deusa tripla (donzela, mãe a anciã) bem como as fases da lua: crescente, cheia e minguante, associada ao ciclo da vida.

Triplo Círculo

Triplo Círculo

Também chamada de “Triskle Celta”, o triplo círculo está associado à natureza e aos quatro elementos sendo utilizado como talismã. Além disso, esse símbolo feminino é usado nos rituais para evocar a deusa tripla (virgem, mãe e velha) que simboliza a mente, o corpo e o espírito.

Heptagrama

Heptagrama

Símbolo mágico, utilizado em muitos rituais de bruxaria, o heptagrama (estrela de sete pontas) representa a harmonia do cosmos, as sete cores do arco-íris, as sete zonas planetárias, partilhando, em grande parte, sua simbologia com o número cabalístico sete.

Pentagrama

Pentagrama

A estrela de cinco pontas é um dos símbolos mais importantes e antigos presentes em muitos rituais de magia de modo que simboliza a união do cosmos, dos quatro elementos (ar, água, fogo e terra) e do espírito. Muitos povos a utilizavam como amuleto da sorte.

Pentáculo

Pentáculo

O pentáculo, muitas vezes utilizado como amuleto, é um pentagrama (estrela de cinco pontas) dentro de um círculo, que simboliza a união, a unidade, ou seja, o corpo e o espírito. De tal modo, as cinco pontas do Pentagrama simbolizam os quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra) e o éter, que representa o espírito.

Cerunos

Cerunos

Também chamado de "Cernuno" ou "Cernunnos", um dos deuses celtas mais antigos representado com orelhas e chifres de um cervo, deus das florestas e dos animais, esse símbolo, um círculo com chifres, na tradição neopagã wicca representa a força do poder masculino, o ciclo da natureza, a morte e o renascimento, sendo reverenciado em diversos rituais.

Deusa Mãe

Deusa Mãe

Símbolo do poder feminino, na religião Wicca, a Deusa Mãe ou Mãe Terra (Brigida) é a geradora de todas as coisas e possui o Deus Chifrudo, Cerunos, como seu consorte sendo reverenciada em diversos rituais de bruxaria.

Cruz Ansata

Cruz Ansata

Esse símbolo é uma cruz cuja ponta possui uma forma ovalada, tal qual uma alça, fechada na parte superior vertical. A despeito de ser um símbolo originariamente sagrado egípcio, a cruz ansata ou ankh na religião Wicca, considerada um tipo de bruxaria moderna, inspirada na tradição celta, é utilizado como amuleto, uma vez que simboliza a proteção, a fertilidade, a reencarnação e a imortalidade. Em outras tradições de bruxaria, os bruxos utilizam da cruz ansata, símbolo a saúde e a fertilidade, nos rituais de feitiçaria. Na alquimia e no ocultismo, esse símbolo a transformação e representa o caminho da vida.

Ver também Símbolos Religiosos.