A cruz é o principal símbolo do Cristianismo. É usada não só pelos católicos, mas pelos protestantes e outras designações pertencentes à vertente cristã.
Há símbolos, entretanto, que são exclusivamente católicos. São exemplos: as chaves cruzadas e o terço.
Cruz
A cruz é um símbolo universal e um objeto de devoção cristã. Representa fé e santidade, afinal, Jesus Cristo morreu crucificado para salvar a humanidade.
Pelicano
O pelicano simboliza o sacrifício pessoal e o amor maternal e, por isso, representa a Paixão de Cristo e a Eucaristia.
Isso porque o pelicano tem penas vermelhas no peito. Segundo a lenda, isso decorre do fato de que as fêmeas magoavam-se no peito para alimentar os seus filhotes com o seu sangue.
Lírio
O lírio é uma flor que representa a ressurreição de Cristo. Por esse motivo, os ramos de lírios são comuns entre os cristãos durante o tempo pascal.
Chaves Cruzadas
Símbolo da autoridade do papa, é um símbolo exclusivamente católico.
A chave foi dada a São Pedro, o primeiro papa, representando a ligação entre o céu e a terra.
Capaz de prender e soltar, a chave faz alusão ao papa, o qual tem autoridade para absolver, no sentido de libertar as pessoas dos seus pecados.
Chi Rho
Chi e Rho são as duas primeiras letras de Christ (o mesmo que Cristo, em grego).
Chi é representado por um “X”, enquanto Rho é representado por um “P”.
Pelo fato de ter sido encontrado nas paredes de catacumbas romanas, o Chi Rho é provavelmente o símbolo mais antigo que representa o nome de Cristo.
Terço
O terço é uma corrente com contas utilizado para rezar o rosário à Nossa Senhora. Rosário surge a partir de rosa, porque a rosa branca representa a pureza de Maria.
Terço corresponde à terceira parte do rosário, onde ao todo são rezadas 150 Ave Marias intercaladas a cada dez com 1 Pai Nosso.
A reza do terço é comum entre os católicos.
Nossa Senhora
É a forma como os católicos e os ortodoxos chamam Maria, a mulher que gerou Jesus, motivo pelo qual os católicos a tratam por mãe.
Por isso, os católicos têm grande devoção a essa figura, a quem são atribuídos alguns símbolos próprios. São exemplos o terço, a medalha de Nossa Senhora das Graças e o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.
Saiba sobre cada um deles em Nossa Senhora.
Leia também: