Nossa Senhora

Nossa Senhora é uma das formas como os católicos e os ortodoxos chamam Maria, a mãe de Jesus. Ao tratá-la por senhora, a igreja tem como objetivo demonstrar a confiança e respeito depositados numa mulher, que pelo fato de dar à luz ao Rei, é ela também senhora do povo de seu filho Jesus.

Medalha de Nossa Senhora das Graças

Medalha de Nossa Senhora das Graças

A medalha de Nossa Senhora das Graças apresenta a forma oval. No lado da frente é retratada a imagem de Nossa Senhora com as mãos abertas para baixo, como em sinal de distribuição de graças.

No seu verso há uma cruz sobre uma barra horizontal, que representam o “altar da salvação”; essa barra, por sua vez, fica presa numa letra M, de Maria, sob a qual estão o Sagrado Coração de Jesus e o Sagrado Coração de Maria.

Em torno da medalha há doze estrelas em representação às doze tribos de Israel e também aos doze apóstolos.

Quer saber mais sobre o Sagrado Coração de Maria? Veja Coração.

Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

Os católicos utilizam o escapulário como um objeto de proteção e de devoção à Nossa Senhora, que apareceu para um carmelita chamado Simão Stock na Inglaterra quando ele rezava à Virgem Maria. Nessa ocasião a Ordem dos Carmelitas era perseguida e Nossa Senhora apareceu trazendo um escapulário que colocou em Simão dizendo que quem o usasse seria preservado do fogo eterno.

Terço

Terço

O terço é um objeto de adoração entre os católicos. Essa corrente de 50 contas representa a terceira parte - um terço - do rosário, em que são rezadas 150 Ave Marias. O nome rosário é uma referência da rosa, uma vez que a rosa branca é um dos símbolos da Virgem Maria, ao passo que reflete a sua pureza.

Leia também Coroa e conheça o significado da Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora. E saiba por que um inseto é conhecido como Besouro de Nossa Senhora em Joaninha.

O Hamsá é frequentemente confundido com um símbolo de Nossa Senhora à medida que ele também é conhecido como Mão de Fátima. O hamsá é, todavia, um símbolo do Islamismo e recebe o nome de Mão de Fátima por ser esse o nome de uma das filhas do profeta Maomé que, por ser considerada pura, é venerada pelos crentes da fé islâmica, tal como a Virgem Maria entre os católicos.

Tatuagem

As tatuagens que trazem qualquer representação de Nossa Senhora - tal como o terço ou o escapulário - são bastante populares. As imagens que fazem referência à Nossa Senhora Aparecida - padroeira do Brasil desde 1929, são escolhas comuns entre homens e mulheres.

Leia também a simbologia de Mãe.