Terço

TercoO terço é uma parte do rosário e é formado por 50 Ave Marias (uma terceira parte) do rosário, que é um objeto de adoração entre os católicos - uma corrente com contas onde se reza 150 Ave Marias. O terço é dividido em dezenas, antes de iniciar cada dezena é rezado um Pai Nosso.

O nome rosário vem de rosa em virtude de a rosa branca simbolizar a pureza e a inocência da Virgem Maria.

Tatuagem

A tatuagem do terço é escolhida entre as pessoas que pretendem demonstrar a sua fé e devoção.

Essa imagem costuma ser tatuada de forma a dar a aparência de o próprio objeto ter sido pendurado no corpo, assim, os locais preferidos são o pescoço, o pulso e o tornozelo.

Terço Bizantino

O terço bizantino é um terço cujo objeto difere um pouco do terço tradicional, mas cuja oração pode ser rezada utilizando esse mesmo terço. Em vez de Ave Marias são ditas pequenas frases ao longo de suas contas, tais como: “Jesus, me cura” ou “Obrigado, Senhor”.

Mistérios do Terço

Durante a reza do terço, que é uma prática comum no catolicismo, as pessoas meditam sobre cinco mistérios da vida de Jesus e de sua mãe: cinco dos quais são os gozosos, cinco dolorosos, cinco gloriosos e cinco luminosos.

Mistérios Gozosos

Os mistérios gozosos são rezados às segundas e sábados e são: Anunciação, Visitação, Nascimento de Jesus, Apresentação de Jesus no Templo, O encontro do Menino Jesus no Templo.

Mistérios Dolorosos

Os mistérios dolorosos são rezados às terças e sextas-feiras e são: Agonia no Horto das Oliveiras, Flagelação, Coroação de Espinhos, Jesus Carrega a Cruz, Crucificação e Morte.

Mistérios Gloriosos

Os mistérios gloriosos são rezados às quartas-feiras e domingos e são: Ressurreição, Ascensão, Descida do Espírito Santo, Assunção, Coroação de Maria.

Mistérios Luminosos

Os mistérios luminosos são rezados às quintas-feiras e são: Batismo de Jesus, As Bodas de Caná, Anúncio do Reino de Deus, Transfiguração de Jesus, Instituição da Eucaristia.

Outras Religiões

O rosário dos budistas é formado por 108 contas (12 x 9), enquanto o rosário dos muçulmanos têm 99 contas.

Veja também: Símbolos Religiosos e Símbolos do Cristianismo.