Árvore

A árvore representa a Grande Mãe e possui uma figuração simbólica com significados muito diversos em diferentes culturas.

Arvore

O simbolismo mais conhecido da árvore é de símbolo da vida, representando a perpétua evolução, sempre em ascensão vertical, subindo em direção ao céu.

Árvore da Vida

A representação da Árvore da Vida está presente em diferentes mitologias. Diz-se que quem comesse dos frutos dessa árvore - que cresceu no Paraíso - adquiria a imortalidade.

A imagem da árvore invertida também é frequente, seja no Oriente ou no Ocidente, representando que a vida vem de cima e penetra a terra.

A Árvore da Vida é totalmente iluminada pelo sol e pelo mundo celeste, tendo em conta que luz é fundamental para o crescimento dos seres.

Conheça a importância da cerejeira para os japoneses em: Flor de Cerejeira e veja um dos principais símbolos do Natal em Árvore de Natal.

Árvore do Conhecimento

A Árvore da Vida se converte em Árvore de Conhecimento no cenário bíblico. Em desobediência a Deus, ao provar o fruto (conhecimento proibido) da Árvore do Bem e do Mal, Adão e Eva foram expulsos do paraíso, de modo que ela representa o engano e a tentação, bem como a dualidade da Natureza e do divino.

Arvore

Árvore Bodhi

Descansando embaixo da Árvore Bodhi, ou Árvore Bo, Buda alcançou a iluminação após ter estado a sua procura ao longo de sua caminhada pela Índia que teria durado seis anos.

A Árvore Bodhi é considerada sagrada pelos hindus e budistas e é símbolo de felicidade, longevidade e boa sorte.

Veja também Símbolos Budistas.

Árvore Genealógica

A árvore simboliza também o crescimento de uma família ou de um povo, representa frequentemente uma genealogia, como uma árvore familiar, e pode subitamente inverter o seu significado de árvore da vida para árvore da morte.

Conheça os Símbolos da Família.

Árvores Cósmicas

A árvore também representa o caráter cíclico da evolução cósmica: vida, morte e regeneração. Ela cresce em posição vertical, perde as suas folhas e se regenera por incontáveis vezes, morrendo e renascendo de modo cíclico, de modo que também é um símbolo de fertilidade.

Nesse sentido, pressupõe a ideia da árvore como uma concentração da fonte da vida, e possui uma ambivalência sexual representando o masculino e o feminino, sob a forma de germes e sementes.

A árvore abrange três níveis do cosmo, as raízes atingem o universo subterrâneo e as profundezas, o tronco está na superfície da terra, e os galhos e as folhas alcançam o ponto mais alto, atraídos pela luz do céu.

Arvore

Tatuagem

Quem escolhe a imagem de uma árvore para tatuar no corpo pode ter a intenção de homenagear a sua família, numa alusão a sua genealogia. As suas raízes podem significar não só as suas origens, mas também a estabilidade pessoal.

Além desse significado, o desenho costuma ser escolhido numa demonstração de conhecimento, de sabedoria, tendo em conta a idade e a fortaleza da planta.

Leia também a simbologia da Mãe.