Pinheiro

PinheiroO pinheiro representa robustez e vigor, honestidade e virilidade. No geral, a simbologia da árvore é positiva e está associada à longevidade e à força; o pinheiro reflete essa qualidade, sendo mesmo um símbolo de imortalidade no Extremo Oriente e um dos principais símbolos do nosso Natal.

Árvore de Natal

O pinheiro é a árvore de Natal, pois ele é a única árvore capaz de sobreviver às baixas temperaturas do inverno na Europa - continente de onde surgiu a tradição de enfeitar a árvore de Natal, não se sabendo ao certo se o seu país de origem é a França ou a Alemanha.

Extremo Oriente

No Japão, o pinheiro é utilizado na construção dos templos xintoístas, bem como na fabricação de instrumentos para os rituais utilizados nessa religião. Além disso, os japoneses tem por hábito colocar dois pinheiros na entrada de casa para celebrar a chegada do ano novo, pois acredita-se que os deuses vivem nos ramos das árvores; em virtude das suas características, o pinheiro é a árvore de predileção nipônica.

Tatuagem

O significado da tatuagem do pinheiro vai ao encontro da qualidade de força e imortalidade ou, no caso do gênero masculino, a virilidade.

Conheça também a simbologia da Árvore.