Ao longo da história e em diferentes culturas, há vários elementos que simbolizam a vida e os seus mistérios. A árvore, o fogo, o sol, a água, a Cruz Ansata, entre outros.
Símbolos da vida e seus significados
Árvore da Vida
A árvore é universalmente relacionada à vida em diferentes aspectos, seja pela associação da sua estrutura, com suas raízes, tronco e galhos, por onde circula a seiva, alimento da vida, seja pela sua simbologia, que está relacionada aos quatro elementos essenciais da vida: terra, água, fogo e ar.
A árvore também simboliza fertilidade, iluminação, integração com a natureza e o caráter cíclico da evolução da vida: vida, morte e regeneração. A simbologia da árvore também faz uma ligação entre a terra e o céu, entre o humano e o divino. A árvore da vida também simboliza o conhecimento e a distinção entre o bem e o mal.
Fogo da Vida
O simbolismo do fogo está entre um dos mais importantes para muitas culturas e religiões. O fogo simboliza a destruição, mas também a renovação da natureza, o renascimento, por isso a sua simbologia está associada à vida. De acordo com o Velho Testamento, o fogo é a essência original de toda vida, além de ser um dos quatro elementos essenciais da vida. O fogo também está associado a rituais de purificação.
Sol
O sol simboliza a força vital, a imortalidade e o poder cósmico. O nascer do sol o nascimento, o renascimento, e o caráter cíclico e o ritmo da vida. A simbologia do sol também está associada à vitalidade, ao conhecimento e perfeição.
Água
A água, assim como o fogo, também é um dos quatro elementos essenciais da universo, e a sua simbologia está associada à origem da vida, à fertilidade e à purificação. No Antigo Testamento a água era o símbolo da vida.
Cruz Ansata
A Cruz Ansata, ou Ankh, símbolo egípcio, é o símbolo da vida eterna e era usado para representar a vida após a morte.
Leia também a simbologia da Mãe.