Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos principais símbolos do Natal. Ela tem o significado de gratidão da humanidade pelo nascimento de Jesus e também de esperança, paz, vida e alegria.

Arvore De Natal

A árvore de Natal tem origem europeia e é tradicionalmente o pinheiro. Isso porque essa é a única árvore que consegue sobreviver ao frio intenso do inverno europeu.

Alguns estudiosos acreditam que a árvore de Natal começou a ser usada por volta do século XVII, numa província francesa. Já outros, dizem que a árvore de Natal é de origem germânica e que tenha surgido num rito de adoração ao Menino Jesus.

A árvore de Natal, assim como a simbologia das árvores em geral, é representada por um eixo vertical que une o mundo espiritual, psíquico e material. Por isso, os presentes ficam na base da árvore de Natal.

A árvore de natal tem sido usada ao longo dos séculos pelos cristãos como um dos mais importantes símbolos natalinos.

Católicos e evangélicos montam a árvore de Natal, embora entre os últimos alguns considerem tratar-se de uma tradição pagã.

Dia de Montar

Tradicionalmente, a árvore deve ser montada no início do Advento, que é o período de preparação do Natal para os cristãos.

O Advento dura quatro semanas. Assim, as pessoas dedicam o fim do mês de Novembro para montar a árvore e arrumar os enfeites, preparando a casa para o dia de Natal.

Estrela da Árvore de Natal

Arvore De Natal

Um dos enfeites mais importantes da árvore de Natal é a estrela que é colocada no seu topo.

Ela representa a estrela de Belém. Foi ela que guiou os três Reis Magos até o local onde havia nascido Jesus.

Por esse motivo, além de indicar a localização do Menino Jesus, a estrela simboliza o próprio Cristo, que representa a "estrela guia da humanidade".

Conheça mais Símbolos de Natal.