Hakuna Matata: símbolo africano ancestral ou criação da indústria cultural?

Se você gosta dos filmes da Disney, provavelmente já ouviu falar destas duas palavras engraçadas: Hakuna Matata. Essa frase do idioma Suaíli significa “sem problemas” ou “não se preocupe” e ganhou recentemente um símbolo associado a esses dizeres que, algumas pessoas, encaram como uma filosofia de vida.

A língua Suaíli é um idioma falado por cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, principalmente na África Oriental, em países como Uganda e Tanzânia. Apesar de Hakuna Matata ser uma expressão comum nesse idioma, foi com o lançamento da animação da Disney, O Rei Leão, que a frase tornou-se mundialmente conhecida e adquiriu um significado próprio.

Entre os falantes de Suaíli, essas palavras são originalmente usadas para responder quando uma pessoa agradece a outra, uma vez que Hakuna significa ¨não hᨠe Matata significa ¨problema”.

símbolo hakuna matata

O símbolo de Hakuna Matata tem a origem incerta. Algumas pessoas enxergam uma flor, outras veem uma nota musical estilizada e muita gente pensa tratar-se de um símbolo africano, mas a verdade é que a origem desse símbolo provavelmente é asiática.

O símbolo foi usado como parte da história de um filme sul-coreano chamado “200 Pounds Beauty”, em que alega-se ser um símbolo africano com poderes mágicos, mas tudo isso não passa de invenção dos criadores da comédia romântica. Apesar de aparecer no filme, não conseguimos descobrir quem foi o designer responsável por criar o símbolo. #mistério

Como a Disney transformou Hakuna Matata em uma filosofia?

O sentido filosófico dessas palavras teve início com o filme O Rei Leão, que conta a história de Simba, um leãozinho que perde o pai e que é acolhido por um suricato chamado Timão e por um javali chamado Pumba. Timão e Pumba são adeptos de um estilo de vida que prega a liberdade, a felicidade e a não preocupação com os problemas, cujo lema é Hakuna Matata.

Na época do lançamento do filme, a frase ficou tão famosa que a Disney até tentou adquirir os direitos de uso dela, mas teve o pedido negado porque a expressão já fazia parte da cultura africana muito antes de ser cantada pelos personagens da animação.

O fato é que a Disney conseguiu mesmo atribuir um significado quase filosófico à expressão e muitos fãs adotaram esse lema como uma tentativa de levar a vida de uma forma mais leve, sem dar tanta importância aos problemas cotidianos.

Tatuagens inspiradas em Hakuna Matata​​​​​​

As tatuagens com o símbolo de Hakuna Matata mostram a força da cultura popular, porque juntam uma filosofia criada pela Disney com um símbolo usado em um filme de comédia sul-coreano.

Mesmo sendo um símbolo que provavelmente foi produzido pela indústria do entretenimento, a beleza do desenho associada à filosofia de vida que ele representa para tanta gente tem feito a imagem tornar-se muito famosa, principalmente em tatuagens.

tatuagem símbolo hakuna matata

tatuagem símbolo hakuna matata

tatuagem símbolo hakuna matata

Não é incrível como a indústria cultural influencia as nossas vidas?

Leia também: Símbolos da Vida