A Esfinge é considerada uma criatura mítica presente nas culturas egípcia e grega que simboliza o sol, o poder, a proteção, a sabedoria, o sagrado, a realeza, bem como a destruição, o mistério, o azar e a tirania.
Esfinge Grega
Na tradição grega, a esfinge possui uma simbologia negativa uma vez que representa uma criatura destrutiva e de mau agouro. Diferentemente da cultura egípcia, na Grécia, essa criatura mítica e tirana é representada com pernas de leão, asas de pássaro e rosto de mulher.
Para os gregos, essa leoas aladas que assolavam a região de Tebas, eram consideradas monstros cruéis e enigmáticos que representavam a feminilidade pervertida. Vale lembrar que a origem do nome “esfinge”, deriva do grego “sphingo”, e significa “estrangular” visto que simboliza a destruição, a tirania e o inelutável.
Esfinge Egípcia
Na cultura egípcia, a esfinge é uma criatura descrita como um leão divino com cabeça humana que simboliza o poder soberano, o sol, o Faraó e a realeza. Muito utilizada para guardar palácios, túmulos e estradas sagradas, a Esfinge mais famosa está localizada no continente africano, no planalto de Gizé, no Egito, uma estátua construída a 3 mil anos antes de cristo sendo considerada a maior estátua esculpida em uma pedra que possui 57 metros de comprimento, 6 de largura e 20 de altura.
Provavelmente importada da cultura grega, o rosto da Esfinge contempla o ponto onde o sol nasce simbolizando, dessa forma, a guardiã das entradas. É portanto, o Rei e o Deus Solar, o que de certa forma, o aproxima das características do próprio felino na natureza, o leão, o Rei das Selvas.
Mistérios da Esfinge de Gizé
Muitos mistérios circundam essa antiga criatura mítica, ora benevolente, ora malevolente. Primeiramente, um dos mistérios sobre a esfinge é em relação à sua idade uma vez que alguns estudiosos afirmam que ela foi construída por volta de 2.000 a 3.000 a.C., enquanto outros defendem que ela foi erguida a 10 mil anos a.C.
Além disso, acredita-se que até hoje, a Esfinge de Gizé não foi totalmente explorada, visto que muitos pesquisadores afirmam que a gigantesca estátua possui muitos túneis e passagens secretas ainda não descobertas com muitas múmias em seu interior. Pesquisadores afirmam que a cabeça da Esfinge, representaria a cabeça do mesmo Faraó que construiu a Pirâmide de Quéfren.
Leia também Pirâmide.
Nariz da Esfinge de Gizé
Outro importante mistério sobre a Esfinge está acerca de seu nariz, de um metro de largura, uma vez que a estátua está visivelmente com o nariz como se estivesse cortado. Importante ressaltar que somente no século XX, mais precisamente em 1925, que a estátua foi totalmente revelada, extraindo toda a areia que a envolvia. Alguns estudiosos acreditam eu o nariz foi atingido por balas de canhão pelas tropas de Napoleão Bonaparte.
Conheça a simbologia do Obelisco.