Peixe

Peixe

O peixe é um símbolo cristão que representa a vida e cuja palavra em grego Ichthys representa a frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Sua representação mais comum é o da sobreposição de dois arcos (ou duas luas crescentes) que se assemelham ao seu perfil. Antes de ser utilizado no cristianismo, o peixe era usado como um amuleto da fertilidade e, ainda hoje é usado na América do Norte como um amuleto de proteção.

Espiritual

Peixe

A palavra peixe em grego Ichthys é um ideograma baseado nas letras iniciais da frase grega Iesous Christos, Theou Yios Soter que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”, por isso, passou a ser utilizada como sinal secreto pelos primeiros cristãos com o objetivo de os proteger da perseguição visto que eles se reuniam em segredo nas catacumbas marcadas com esse sinal.

O peixe é mencionado diversas vezes nos Evangelhos e tem destaque no episódio milagroso da multiplicação dos cinco pães e dos dois peixes que foram capazes de alimentar uma multidão de cinco mil pessoas.

Acresce ainda que vários dos 12 apóstolos, a quem Jesus costumava chamar de “pescadores de homens”, tinham a pesca como ofício.

Leia: Símbolos Religiosos e Símbolos do Cristianismo.

Tatuagem

No campo da tatuagem, entre os animais aquáticos de predileção estão as carpas. Sua escolha vai ao encontro da simbologia oriental que sublima o fato de a carpa ser um peixe resistente - que nada contra a correnteza - tal como as pessoas fortes enfrentam os obstáculos da vida.

Sonhos

Existem uma série de possíveis interpretações para os sonhos com peixes. Dado a sua simbologia ser bastante positiva sonhar com muitos peixes pode indicar sorte e sucesso. Por outro lado, peixes mortos ou escapando podem ser indicadores de insucesso e oportunidades que não foram aproveitadas.

Signo

Peixe

No horóscopo, as pessoas nascidas entre os dias 20 de fevereiro e 20 de março pertencem ao décimo segundo signo do zodíaco, o signo de peixes, o qual é regido pelo planeta Netuno.

Os piscianos costumam ser simpáticos, sensíveis, tranquilos, bem-humorados, sonhadores e, por vezes, ingênuos.

Na mitologia, o peixe está associado à história de Eros e Afrodite.

Chinês

Para os chineses, o peixe simboliza a sorte.

A carpa, por exemplo, é símbolo de resistência, coragem e perseverança. Na arte e literatura chinesas, o salto de uma carpa representa ascensão social.