Símbolos dos Signos

São 12 os signos: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes, cada um dos quais tem um símbolo associado.

Áries

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Áries é a cabeça e os chifres de um carneiro, imagem que tem origem nas estrelas que formam a constelação de Áries. Por vezes, pode também ser representado por uma imagem que representa a fonte de vida.

Este é o signo do fogo regido pelo planeta Marte. As pessoas nascidas no período entre 21 de março e 20 de abril tendem a ser corajosas e entusiasmadas.

Touro

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Touro é representado pelos chifres de um touro, símbolo de força, este é o signo da terra e é regido pelo planeta Vênus. Esse mesmo símbolo representa o sal de rocha na Alquimia.

Segundo os astrólogos, a pessoas que nascem entre os dias 21 de abril e 21 de maio - os taurinos - tendem a ser leais e teimosos.

Gêmeos

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Gêmeos é o símbolo do zodíaco representa dualidade e é o signo do ar regido pelo planeta Mercúrio. Como características dos geminianos - pessoas nascidas entre 22 de maio e 21 de junho -, destaca-se o fato de serem bons comunicadores.

Câncer

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Câncer sugere as garras de um caranguejo, um crustáceo que apresenta como característica o fato de ter o corpo protegido por uma carapaça.

Este é o signo da água regido pela Lua. Os cancerianos têm como característica a timidez, de modo que a carapaça representa a inibição das pessoas nascidas nesse período (entre 22 de junho e 22 de julho).

Leão

Simbolos Dos Signos

Representado pela juba do leão, este é, tal como Áries e Capricórnio (como veremos), o signo do fogo e é regido pelo Sol.

De acordo com o horóscopo, as pessoas nascidas no período entre 23 de julho e 23 de agosto têm a tendência de serem carinhosas e de apresentar uma personalidade forte. Assim, é uma referência ao leão, conhecido como o “rei da selva”.

Virgem

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Virgem sugere asas celestiais. Outra forma de representá-lo é através de uma mulher segurando um feixe de trigo; isto porque numa relação com as colheitas, a virgem é tal como uma terra nova pronta para receber a semente.

Este é também o signo da terra e é regido pelo planeta Mercúrio. Os virginianos - pessoas que nascem entre o período de 24 de agosto e 23 de setembro - apresentam como característica a exigência e praticidade.

Libra

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Libra pode ser representado pelo pôr dosol, tendo em conta a posição do Sol nesta altura do ano. A balança, símbolo da justiça, é também frequentemente utilizada como seu símbolo, uma vez que os librianos têm como traço característico a justiça.

Libra é, assim como Gêmeos, o signo do ar e é regido pelo planeta Vênus. Os librianos nascem no período compreendido entre 24 de setembro e 23 de outubro.

Escorpião

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Escorpião surge a partir da letra hebraica mem em junção com o rabo do escorpião.

Este é o signo da água, assim como o signo de Câncer, e é regido pelo planeta anão Plutão. Quem nasce nesse período (entre 24 de outubro e 22 de novembro) carrega na sua personalidade a curiosidade e o ciúme.

Sagitário

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Sagitário é representado por uma seta. Sagitário também pode ser mostrado como um centauro segurando um arco e flecha.

Lembrando que a flecha simboliza conquista e conhecimento, o nono símbolo do zodíaco representa o ser humano perfeito.

É um signo do fogo (Áries e Leão também o são) e é regido pelo planeta Júpiter. Os sagitarianos - aqueles que nascem entre 23 de novembro e 21 de dezembro - tendem a ser honestos.

Capricórnio

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Capricórnio é uma junção de chifres de cabra com cauda de peixe.

É o signo da terra - tal como Touro e Virgem - e é regido pelo planeta Saturno. Nos capricornianos - os nascidos entre 22 de dezembro e 20 de janeiro - destaca-se a perseverança.

Aquário

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Aquário é representado por ondas. É o signo do ar (Gêmeos e Libra também) e é regido pelo planeta Saturno.

Os aquarianos, cujo nascimento decorre entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro, apresentam como característica o fato de serem idealistas.

Peixes

Simbolos Dos Signos

O Símbolo de Peixes é representado por um par de peixes que nada em sentidos opostos e que se mantém unido por um cordão.

Assim como Câncer e Escorpião, este é o signo da água, e é regido pelo planeta Netuno.

Os piscianos - nascidos entre 20 de fevereiro e 20 de março - tendem a ser muito intuitivos e piedosos.

Na Astrologia os signos são chamados de solares. Isso porque cada um deles tem, aproximadamente, a duração de 1 mês e, sendo 12 traduzem o tempo que a Terra leva para dar a volta ao Sol, um ano.

De acordo com esses períodos, os astrólogos sugerem traços da personalidade das pessoas num esquema conhecido como horóscopo.