O símbolo de Virgem, 6.º signo astrológico do zodíaco, é representado por asas celestiais, as quais representam as asas de uma deusa.
Signo feminino e introvertido, ele também pode ser simbolizado pela figura de uma virgem carregando um feixe de trigo.
Esse símbolo surge em referência à terra nova que aguarda pela semente. Isso porque, ao fechar a época produtiva da agricultura, as espigas são deitadas sobre os terrenos para que os grãos se soltem das espigas.
São vários os mitos que explicam a sua simbologia, dentre os quais o mito de Ceres. Proserpina, deusa da inocência e da pureza, é a virgem. Ela é a filha de Ceres, a deusa romana da colheita.
Proserpina (Perséfone, para o gregos) foi raptada e levada para o inferno por Plutão, o deus do submundo. Desesperada, sua mãe tornou a terra infértil e destruiu as plantações. Foi quando Plutão permitiu que Proserpina, que tinha se tornado esposa do deus, fosse visitar sua mãe.
A visita acontecia regularmente na primavera e no verão. Nessa época, feliz com a presença da filha, Ceres promovia tudo o que era necessário para que fossem feitas boas colheitas.
De acordo com a Astrologia, as pessoas nascidas entre 24 de agosto e 23 de setembro são disciplinadas, exigentes e práticas. Os virginianos agem com precisão, são detalhistas e lidam bem com as transições.
São as pessoas mais controladoras do horóscopo, motivo pelo qual podem se tornar pessoas implicantes e bastante críticas.
Signo da Terra, Mercúrio é o seu planeta regente.
Embora o símbolo de gêmeos também seja uma referência da transição de mundos, o símbolo de virgem está mais relacionado ao mundo terrestre e prático.
Conheça todos os outros símbolos do zodíaco em Símbolos dos Signos.