Veado

O veado, ou cervo, como é conhecido no Brasil, é um animal que simboliza a superioridade espiritual, está ligado ao sagrado. É símbolo de regeneração, gentileza, suavidade, graça, intuição, bondade, fertilidade e paz.

Veado

É dotado de um olhar penetrante, veloz e com chifres capazes de se regenerar. Há uma variação nas simbologias das diferentes culturas ao redor do mundo, porém na maioria o veado representa uma conexão dos humanos com os deuses, até mesmo por possuir chifres, que segundo algumas culturas, lhes dão um aspecto de autoridade por parecer uma coroa ou estar mais próximo do céu.

Simbologia do Veado nas Tribos Nativas Americanas e Tribos Mexicanas

Para a maior parte das tribos nativas americanas, o veado é um mensageiro dotado de poder e sensibilidade, que tem uma forte ligação com a fertilidade. Acredita-se que ele é um ser altruísta que se sacrifica por um bem maior. Por conta deste aspecto, os caçadores de várias tribos diferentes, antes de começarem a caçar oravam ao cervo, prometendo que não seriam gananciosos e que só levariam o necessário para a sobrevivência da sua tribo.

Algumas lendas de tribos mexicanas dizem que o veado é o animal que verdadeiramente originou os seres humanos. A tribo indígena mexicana Huichol, acredita que o veado traduz a língua dos deuses para os homens, além de ser considerado o primeiro xamã ou mara’kame, o qual mais tarde seria o interlocutor entre os xamãs e os deuses. O cervo também está correlacionado à duas principais plantas dessa tribo: o milho, que condiz ao sustento carnal das pessoas e tem relação aos chifres do animal e o peyote, que condiz ao sustento espiritual das pessoas e se relaciona ao coração do cervo.

Simbologia do Cervo para os Celtas

O cervo simboliza a força da natureza para os primeiros celtas. Eles acreditam que o animal carrega a árvore da vida em seus chifres. Em exemplos raros da arte neolítica pré-céltica, percebe-se a figura de xamãs que se transformam em veados, como o herói da lenda celta Cernunnos, deidade da cura e abundância. Cernunnos é frequentemente representado com chifres de sete pontas, como na obra o Caldeirão Gundestrup. Outra lenda existente era a do veado branco, muito raro de ser encontrado, por consequência disso as pessoas só o viam quando algo sagrado, uma lei ou código, tinha sido quebrado.

Veado

Representação de Cernunnos na obra o Caldeirão Gundestrup.

O elemento mais mágico e lendário da simbologia celta em relação ao veado contém dois aspectos: o feminino e o masculino. O feminino se chama Eilid, na língua gaélica, que é o cervo vermelho, o qual simboliza feminilidade, graciosidade e sutileza. Acredita-se que o veado vermelho vive no reino das fadas e que tem a intenção de fazer chamados para que os humanos se libertem do mundo terrestre e adentrem na floresta para encontrarem o caminho espiritual. Muitas lendas celtas descrevem que o aspecto feminino do animal, no caso as deusas, se transformam em mulheres para evitarem a caça. O aspecto masculino leva o nome de Damh, também na língua gaélica, ele se relaciona ao lado mágico, representando independência, purificação e orgulho. Nas lendas é descrito como o rei da floresta, sendo capaz de proteger todas as outras criaturas.

Saiba mais sobre Símbolos Celtas.

Representação do Veado no Cristianismo

Na cultura cristã antiga o veado simboliza piedade, devoção e é uma ponte de ligação entre Deus e os homens. Há uma lenda cristã que narra a história do Santo Eustáquio, que antes de se transformar em um santo era um general romano pagão com o nome de Placidus, o qual sempre se divertia caçando. Em um certo dia, quando ele estava no ato da caça, se deparou com um magnífico veado macho e ao olhar profundamente nos olhos dele viu a luz de Cristo brilhando. Imediatamente Placidus se converteu à religião cristã, parou de caçar, sendo batizado e levando o nome de Santo Eustáquio. Há diversas obras artísticas retratando esse momento de conversão do santo, uma das mais conhecidas é a pintura do século 15 ‘’A visão de Santo Eustáquio’’, do artista italiano Pisanello.

Veado

Pintura do século 15, ‘’A visão de Santo Eustáquio’’, do artista italiano Pisanello.

Simbologia do Veado no Budismo e na Mitologia Grega

No Budismo o veado simboliza harmonia, longevidade, ele é considerado um bom ouvinte, aquele que transmite paz. Existem diversas variações simbólicas dentro do budismo, inclusive no budismo tibetano, no que se refere ao animal, mas o ponto em comum é que ele representa um ser com muitas virtudes. A principal lenda que gira em torno do veado é a respeito da Roda de Oito Raios do Dharma.

A lenda decorre sobre o primeiro sermão de Buddha no parque do veado, em Varanasi, o qual continha a Roda do Dharma - personificação dele mesmo - no centro e os cervos, macho e fêmea à direita e à esquerda, eram a personificação dos discípulos de Buddha. Eles estavam ali para desfrutar dos ensinamentos e aprender tudo sobre o dharma.

Leia mais sobre Símbolos Budistas.

Na mitologia grega o veado tem correlação com a deusa Artemis e simboliza o sagrado na maior parte dos mitos. Artemis é muito ligada à vida selvagem e à caça. Há uma lenda na qual o rei Eurystheus como terceira tarefa para o semideus Hércules - na sua jornada para completar ‘’Os Trabalhos de Hércules’’-, o manda capturar o veado de Artemis, com o objetivo de que a deusa fique enfurecida e o mate. O animal é aqui representado como sendo vigoroso e possuindo os chifres feitos de ouro.

Hércules passou vários dias procurando o cervo por toda a Grécia. Existem diversas versões de como o semideus capturou o animal, uma delas diz que Hércules jogou uma rede sobre o veado enquanto ele dormia, porém Artemis apareceu antes dele. Hércules acabou por explicar sua situação e que precisava do animal para o cumprimento de uma tarefa e para a sua redenção, a deusa o deixou então usar o animal com a desculpa de que depois ele fosse solto. Hércules apresentou o animal ao rei e disse que ele poderia tomar posse do cervo com uma condição, se o próprio rei capturasse o veado, Eurystheus aceitou, porém o animal era muito veloz e logo correu de volta para a sua dona Artemis.

Tatuagem de Veado

O veado tem uma simbologia muito forte de poder e graciosidade. Seus chifres costumam ser retratados de forma exuberante na maioria das tatuagens porque simbolizam o poder de regeneração. Os chifres dos veados morrem e são capazes de crescer maiores do que antes. A maior parte das tatuagens também contém elementos ligados à natureza, como flores, bússolas e a lua. Uma tendência bastante forte são as tatuagens geométricas, que apresentam o cervo com triângulos, círculos, bem mais ligado ao místico, porque o veado simboliza o divino, a conexão com os deuses.

Veado

Você também pode gostar de ler: