No Taoismo, o Yin Yang simboliza o princípio gerador de todas as coisas do universo, a partir da união de duas energias opostas e complementares entre si, o positivo e o negativo.
Representação do Símbolo
O símbolo do Yin e Yang, conhecido como diagrama do Tai-chi ou Tei-Ji, é representado por um círculo dividido por uma linha sinuosa, nas cores preto e branco, onde Yin é a metade preta, enquanto o Yang é a metade branca. Nesse jogo harmonioso, ambos possuem uma outra esfera pequena em seu interior, porém de cor oposta, simbolizando o germe do outro, a união e o equilíbrio das forças opostas, complementares e inseparáveis de tudo o que existe.
Filosofia Chinesa
Conceito primordial e essencial da filosofia chinesa "Tao", o Yin Yang é simbolicamente a dualidade de tudo que existe no universo, uma vez que, Yin é o feminino, a terra, o escuro, a noite, o frio, a lua, o princípio passivo, a absorção; e Yang é o masculino, o céu, a luz, o dia, o quente, o sol, o princípio ativo, a penetração. Dessa forma, juntos eles compõem a totalidade equilibrada do mundo manifestado em duas polaridades. Na filosofia chinesa do Tao, as sete leis que compõem os princípios do Yin e do Yang são:
- Todas as coisas são diferentes manifestações da unidade infinita;
- Nada é estático: tudo se transforma;
- Todos os antagonismos são complementares;
- Não existem duas coisas absolutamente iguais;
- Tudo possui frente e verso;
- Quanto maior a frente maior o verso;
- Tudo que tem início tem fim.
Além disso, há doze teoremas que englobam o conceito do Yin e do Yang, a saber:
- Yin e Yang são os dois polos da pura expansão infinita: elas se apresentam quando a pura expansão atinge o ponto geométrico da bifurcação;
- Yin e Yang surgem continuamente da pura expansão infinita;
- Yang é centrífugo; Yin é centrípeto; Yin e Yang produzem energia;
- Yang atrai Yin e Yin atrai Yang; Yang repele Yang e Yin repele Yin;
- Yin gera o Yang quando potencializado e Yang gera Yin quando potencializado;
- A força de atração ou de repulsão entre as coisas é proporcional à diferença entre os seus componentes Yin e Yang;
- Todo fenômeno é produzido pela combinação entre Yin e Yang em variadas proporções;
- Todos os fenômenos são efêmeros devido às constantes alterações das agregações dos componentes Yin e Yang;
- Nada é exclusivamente Yin e Yang: tudo tem polaridade;
- Não existe nada neutro; Yin ou Yang estão em evidência em qualquer situação;
- Grande Yin atrai o pequeno Yin; o grande Yang atrai o pequeno Yang;
- Todas as concreções (solidificações) físicas são Yin no centro e Yang na periferia.
Conheça a simbologia do Número 2.
Tatuagem
A tatuagem do Yin Yang é muito popular entre homens e mulheres que quando a escolhem, pretendem deixar no corpo essencialmente uma marca de equilíbrio, cujo significado pode ser o fato de terem conseguido alcançar a harmonia na sua vida, decorrente da estabilidade, por exemplo, entre a vida profissional e a vida pessoal.
A escolha dessa imagem, que pode variar não só no que respeita ao tamanho, mas a própria forma - simples ou como resultado de uma junção de imagens - é também comum entre casais e representam, mais uma vez, o equilíbrio da relação amorosa.
Horóscopo Chinês
No Horóscopo Chinês o Yin representa os anos pares, enquanto o Yang representa os anos ímpares. Os chineses acreditam que os mesmos correspondem à personalidade das pessoas de acordo com o ano do seu nascimento.
Feng Shui
No Feng Shui existe uma analogia à relação Yin Yang. Feng Shui significa vento e água, que são as forças necessárias e, que, desta forma, são utilizadas como um método que visa gerar bem-estar ao encontro do equilíbrio.