O urso, frequentemente encontrado em brasões, simboliza força e destreza. É um animal feroz que demonstra essa característica especialmente quando age em defesa da sua família. No Norte da Europa, ele - e não o leão - é o rei dos animais.
A figura do urso, todavia, se contrasta com a ideia dócil do animal brincalhão e que é atraído pelo mel. Ele demonstra evolução, mas também regressão quando se mostra um animal agressivo.
Espiritual
O urso é considerado sagrado em muitas culturas, na medida em que se relacionada com divindades ligadas à guerra, tal como a deusa Diana, ou Ártemis, para os gregos.
Xamanismo
O urso é dos animais de mais relevo dentre as práticas xamãs, onde é uma referência da medicina e cura.
Os cristais - que são associados a esse mamífero - além de transmitir boas vibrações, têm a capacidade de curar. Os cristais associam-se aos ursos em virtude de serem encontrados nas cavernas em que os mesmos hibernam.
Tatuagem
A tatuagem do urso carrega a simbologia desse animal que se sobressai entre muitos e é mais frequente entre o gênero masculino, especialmente em decorrência da associação com a força.
Sonhos
Para o psicanalista Jung, o urso representa o lado maléfico do nosso inconsciente. Assim, popularmente é dito que sonhar com ursos é um prenúncio de perseguição por pessoas que não querem o nosso bem e com as quais temos de ter cuidado.