Símbolo da Veterinária

Simbolo Da Veterinaria

O símbolo da Veterinária é representado por uma cobra entrelaçada no Bastão de Asclépio (ou Esculápio) e pela letra V.

Assim, ele se assemelha ao símbolo da medicina humana. Sua diferença é marcada pela presença da letra que indica a profissão de veterinário.

Sua origem remonta a Asclépio, deus da Medicina na mitologia grega.

Segundo a lenda, Asclépio teria aprendido de forma notável a ciência médica com seu mestre Quíron.

Pelo fato de saber dosear muito bem as misturas do sangue de Górgona ele curava doentes, ganhando a fama de ressuscitá-los.

Os elementos que compõem o símbolo da Veterinária carregam o seguinte significado:

  • Bastão: representa autoridade do profissional e o seu apoio aos pacientes. De acordo com a mitologia, o bastão era feito de um galho de árvore, motivo pelo qual ele também representa a capacidade curativa das plantas.
  • Cobra: representa cura ou renascimento, o que reflete o fato de esse réptil ser capaz de se transformar a partir da mudança de pele.

No Brasil, o símbolo da Veterinária foi padronizado pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). Isso porque não havia um símbolo comum utilizado pelas diversas instituições.

O símbolo adotado pelo CFMV resultou de um concurso promovido em 1994. Nele foi acrescentada uma moldura em forma de hexágono.

O símbolo é verde, mas apresenta duas tonalidades. Enquanto o bastão e a letra “V” são verde-escuros, a cobra e a moldura são claros.

Conheça outros símbolos profissionais de saúde: