O símbolo da Engenharia é representado por uma engrenagem que rodeia a deusa Minerva, que é a deusa romana da sabedoria e da aprendizagem.
A maior parte das vezes ele é referenciado como símbolo da Engenharia Civil, no Brasil, embora esse seja o símbolo utilizado pelas diversas áreas do ramo da Engenharia, conforme o CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - ainda que também seja possível encontrar outros elementos específicos para cada área, mas sempre rodeado por uma engrenagem.
Minerva - Atena para os gregos - é filha de Júpiter, o qual, segundo a lenda, numa tentativa de impedir o nascimento da filha, engole sua esposa Métis. O que decorre do fato de o oráculo ter proposto que se fosse uma menina a filha seria tão poderosa como o seu pai. Assim, Júpiter promove um jogo divino em que os jogadores tem de se transformar em um animal, de modo que, aproveitando o fato de Métis ter se transformado em uma mosca, Júpiter a engole.
Anos mais tarde, todavia, Júpiter pediu que lhe abrissem a cabeça com a intenção de que conseguissem eliminar a dor insuportável que o atormentava. Da sua cabeça saiu a multifacetada Minerva que, além de sábia é uma grande guerreira e é retratada com um capacete, um escudo e/ou uma lança.
Possivelmente por ser detentora de tantas habilidades, os engenheiros encontraram nela o símbolo da Engenharia.
Conheça também o Símbolo da Agronomia e o Símbolo da Administração.