Bodas de Algodão

Bodas De Algodao

As bodas de algodão representam o segundo aniversário de casamento dos nubentes.

Por que bodas de algodão?

O material que representa esta festa ainda é frágil, mas suave. O algodão também lembra a transformação, pois o fio precisa ser tratado e fiado para poder se transformar em tecido.

Por isso se torna a metáfora perfeita para aqueles que já iniciaram a vida de casado, porém sabem que têm vários anos pela frente.

O algodão é uma planta com várias utilidades, pois além do fio, também é usada para fins medicinais. Cultivada em várias partes do mundo é largamente empregada na medicina como forma de estancar o sangue das feridas. Numa interpretação para a vida a dois seria a metáfora que os esposos necessitam ser como o algodão que nos veste (protege) e cura.

Como celebrar?

Para que a data não passe em branco, o casal pode se presentar com algo feito de algodão, como sugere a tradição. Algodão doce, uma colcha nova para a cama feita deste material, podem ser boas opções. Se o casal preferir fazer um jantar, vale decorar a mesa ou a casa com os brotos do algodão para simbolizar este momento especial.

Origem das comemorações das bodas

A origem de associar os aniversários de casamento a um determinado material tem origens pagãs. Acredita-se que tudo começou na Alemanha quando se presenteava o casal que alcançava os 25, 50 e 75 anos de casado com prata, ouro e diamante, respectivamente.

No século XIX, a tradição foi revitalizada pela burguesia urbana. Recentemente, as comemorações das bodas são estimuladas, pois é mais um pretexto para fazer uma festa.

No entanto, os materiais estão longe de ser um consenso. No Brasil, por exemplo, as bodas de papel correspondem ao primeiro ano de casado, enquanto na França, o material utilizado é o algodão.

Leia também sobre Bodas de Papel e descubra o significado da Aliança.