Bodas de Porcelana

As Bodas de Porcelana são comemoradas por quem celebra 20 anos de casamento.

Bodas De Porcelana

Sobre a Porcelana

A porcelana tem origem na China e é criada a partir da cerâmica comum, embora venha a se tornar um dos altos membros da família da cerâmica.

Os portugueses é que inseriram a porcelana no mercado europeu, após trazerem o material durante o período das grandes navegações.

Toda porcelana é uma cerâmica que recebeu o devido tratamento (já o avesso não se confirma: nem toda cerâmica é porcelana).

A porcelana é feita com argilas muito finas. O material torna-se sempre impermeável e pode ser trabalhado de modo a dar origem a uma série de objetos: pratos, jarras, travessas e objetos decorativos.

Por que Bodas de Porcelana?

Por ser dura e resistente, a porcelana foi o material escolhido para simbolizar os vinte anos de duração de uma relação.

A porcelana é símbolo de trabalho, tempo, paciência e dedicação. Assim como um casal investiu vinte anos em uma relação, a argila precisou ser cautelosamente trabalhada para tornar-se porcelana.

Apesar de ser um material delicado, a cerâmica é bastante resistente porque passa por uma série de fases de elaboração e maturação até alcançar o resultado final.

O processo de produção reforça a beleza e o brilho da peça. Da mesma forma, um casal casado há vinte anos já passou por uma série de etapas até consolidar uma bela relação.

Como celebrar as Bodas de Porcelana?

Se você for o marido ou a esposa, pode oferecer alianças especiais ao parceiro, personalizadas em homenagem à ocasião. Embora não seja trivial se encontrar à venda, existem alianças claras (muitas vezes feitas em branco) que fazem referência à data.

Bodas De Porcelana

Caso seja um familiar ou amigo do casal, também é possível presentear os nubentes oferecendo uma série de presentes personalizados para a data.

Hoje em dia já se encontra uma série de itens personalizados como pratos, almofadas, caixas e canecas.

Bodas De Porcelana

Bodas De Porcelana

Bodas De Porcelana

Bodas De Porcelana

Uma opção bastante clássica é oferecer um belo jogo de louça de porcelana ao casal.

Bodas De Porcelana

Origem dos aniversários de bodas

O hábito de celebrar os aniversários de casamento surgiu durante a Idade Média, onde atualmente está situada a Alemanha. A ideia era relembrar a data do casamento e renovar os votos feitos no passado pelo casal.

Tornou-se relativamente frequente celebrar a data especial para os nubentes com uma grande festa cercada de parentes e amigos.

As datas chave em geral comemoradas são: 25 anos (Bodas de Prata), 50 anos (Bodas de Ouro) e 60 anos (Bodas de Diamante).

Vários países adaptaram a tradição criada na Alemanha. Em Porto Rico, por exemplo, nos banquetes de bodas é comum colocarem uma boneca na mesa com o vestido igual ao utilizado pela noiva.

Leia também: