Bodas de Cerâmica ou Vime

As Bodas de Cerâmica (ou Vime) são comemoradas por quem completa 9 anos de casamento.

Bodas De Ceramica Ou Vime

Quem celebra Bodas de Cerâmica (ou Vime) está junto há 108 meses, 3.285 dias ou 78.840 horas.

Sobre a Cerâmica e o Vime

O termo cerâmica vem do grego "kéramos" e quer dizer literalmente "terra queimada". Trata-se de um elemento capaz de possuir imensa resistência. Um exemplo é que pedaços de cerâmica são com regularidade encontrados em escavações arqueológicas.

Sob esse ponto de vista, a cerâmica é um material de grande importância porque nos ajuda a compreender civilizações passadas e culturas que foram extintas, mas que deixaram as suas marcas.

A cerâmica pode ser trabalhada de modo a dar origem a uma série de objetos distintos como pratos, jarras, travessas e elementos decorativos.

O vime, por sua vez, é um material bastante resistente e flexível, usado desde os tempos primitivos para a construção dos mais variados objetos (cestos, utensílios domésticos, móveis).

As peças são produzidas a partir das varas moles que vêm do vimeiro. Apesar de ser um material aparentemente frágil e maleável, ele é extremamente resistente.

Bodas De Ceramica Ou Vime

Por que Bodas de Cerâmica ou Vime?

A cerâmica é um material que precisa ser trabalhado com carinho e paciência, por isso provavelmente foi o escolhido para simbolizar os nove anos de duração de uma relação.

O vime também precisa de uma enorme dedicação do artesão porque demanda que seja trançado por alguém que tenha muita dedicação à peça.

A cerâmica é produzida a partir da argila, que é submetida a altas temperaturas (aproximadamente 540 °C) na manufatura.

A porcelana é um tipo de cerâmica que recebeu um tratamento especial. Assim, temos também as Bodas de Porcelana, comemoração associada à celebração de 20 anos de casamento.

Embora seja um material delicado, a cerâmica é bastante resistente porque passa por uma série de fases de elaboração e maturação até alcançar o resultado final.

O vime, por sua vez, que a partida parece frágil devido a sua maleabilidade, também é considerado um material extremamente forte.

Como celebrar as Bodas de Cerâmica (ou Vime)?

Se você for o marido ou a esposa e quiser oferecer um presente tradicional, recomendamos a compra de uma joia especial, personalizada em homenagem à ocasião.

Se for do tipo mais criativo, uma opção para celebrar a data é convidar o parceiro para uma aula de cerâmica ou de arte em vime a fim de criar uma peça a dois.

Bodas De Ceramica

Caso seja um familiar ou amigo do casal, também é possível presentear os nubentes oferecendo uma série de presentes personalizados para a data. Atualmente existem diversos itens de bodas de casamento personalizados como pijamas, canecas e pratos.

Bodas De Ceramica

Bodas De Ceramica

Bodas De Ceramica

Origem dos aniversários de bodas

O hábito de celebrar os aniversários de casamento surgiu durante a Idade Média, onde atualmente está situada a Alemanha. A ideia era relembrar a data do casamento e renovar os votos feitos no passado pelo casal.

Tornou-se relativamente frequente celebrar a data especial para os nubentes com uma grande festa cercada de parentes e amigos.

As datas chave em geral comemoradas são: 25 anos (Bodas de Prata), 50 anos (Bodas de Ouro) e 60 anos (Bodas de Diamante).

Vários países adaptaram a tradição criada na Alemanha. Em Porto Rico, por exemplo, nos banquetes de bodas é comum colocarem uma boneca na mesa com o vestido igual ao utilizado pela noiva.

Leia também: