Bodas de Estanho

As bodas de estanho são celebradas por aqueles que completam 10 anos de casamento.

Bodas De Estanho

Quem está casado há dez anos soma 120 meses juntos, totalizando 3.650 dias ou 87.600 horas.

Por que bodas de estanho?

O estanho é um material conhecido pelo sua maleabilidade. Essa associação pode ser feita com um casamento de dez anos de duração, onde os membros do casal já aprenderam a se adaptar um ao outro diante das dificuldades de percurso e das incompatibilidades de personalidade.

Bodas De Estanho

A data também é conhecida como Boda de Zinco.

O zinco é um elemento capaz de proteger alguns materiais contra a ferrugem. Ele banha, por exemplo, o aço e o ferro quando estes precisam ser protegidos.

O nome é utilizado para nomear a boda porque, nesta altura da relação, os nubentes já desenvolveram uma barreira contra os pontos negativos um do outro e do meio em que vivem.

Como celebrar as Bodas de Estanho?

Por se tratar da primeira data fechada, as bodas de estanho são muito celebradas entre os casais.

A primeira década de casamento pode ser comemorada com uma viagem romântica a dois, com a troca de presentes discretos e simbólicos entre os membros do casal ou com uma grande festa para reunir família e amigos.

A viagem romântica geralmente tem como destino um lugar paradisíaco onde o casal pode se desligar dos sobressaltos do dia-a-dia.

Bodas De Estanho

Caso o casal prefira uma troca de presentes simbólica, é bastante frequente a compra de novas alianças para renovação dos votos.

Existe a possibilidade também de manter a aliança original, encrustando uma pedra ou escrevendo alguma inscrição que remeta a data.

Bodas De Estanho

Outra hipótese bastante popular é convidar a família e os amigos e organizar uma grande festa. Na ocasião, é possível exibir fotos antigas de momentos marcantes do casal, rever bilhetes da época em que namoravam e revisitar o menu da boda original, por exemplo.

Bodas De Estanho

Origem das comemorações das Bodas

A festa pra promover a renovação dos votos e celebrar a longevidade da ocasião surgiu há muito tempo, durante a Idade Média, em um território situado onde atualmente se encontra a Alemanha. Os nativos da região foram os precursores por celebrarem as Bodas de Prata (25 anos de casamento), as Bodas de Ouro (50 anos de casamento) e as Bodas de Diamante (60 anos de casamento).

Naquela época, os presentes eram coroas, feitas do material que dava nome a boda e oferecida pelos convidados aos noivos (nas bodas de prata, por exemplo, o casal recebia coroas de prata).

Das três bodas inicialmente criadas derivaram todas as outras: a tradição se ampliou de tal forma que já há bodas para serem comemoradas pelo par todos os anos.

Leia também: