Bodas de Zircão

Quem completa 21 anos de casamento celebra Bodas de Zircão.

Bodas De Zircao

Por que Bodas de Zircão?

As Bodas de Zircão são comemoradas por aqueles que já passaram 21 anos casados, ou seja, completaram 7.671 dias de união.

O Zircão não é um material tão precioso como o diamante, mas já é sólido o suficiente para representar uma relação resistente e duradoura.

Simbolicamente é possível dizer que um casal casado a tantos anos tem uma relação transparente, assim como o zircão, que é sempre translúcido, apesar da variação de cores.

Há quem diga que a pedra também foi escolhida para dar nome as bodas porque as múltiplas apresentações simbolizam a adaptação do casal aos diferentes momentos da vida.

O que é o Zircão?

Bodas De Zircao

O zircão é considerado o cristal mais antigo do mundo (com 4,4 bilhões de anos).

Trata-se de uma pedra da família da zircônia que possui apresentação bastante variada, contando com diferentes tons naturais que vão desde o amarelo passando pelo verde, azul, violeta, marrom, vermelho, laranja e cor de rosa.

O nome zircão tem origem na língua persa. As joias feitas com zircão foram popularizadas no século VI, na Itália.

Tailândia e Camboja são os dois maiores produtores de zircão do mundo, embora reservas também sejam encontradas na África e no Vietnã.

Aquelas pedras de zircão que possuem boa qualidade são substitutos populares dos diamantes.

Significado do Zircão

Tradicionalmente o zircão é um amuleto que protege contra elementos internos (doenças) e externos (episódios de violência e desastres naturais).

Em termos de saúde, a pedra foi utilizada para tratar vários tipos de males, desde a depressão, a insônia e a vertigem até problemas relacionados à dor, aos músculos (cãibras) e às irregularidades menstruais.

A pedra também é conhecida por promover o alinhamento dos corpos, harmonizando a natureza espiritual. Ela é muito utilizada para estimular o raciocínio e o pensamento claro e lógico.

É celebrada também como a pedra da virtude. A cor de cada pedra faz com que ela carregue propriedades específicas.

O zircão marrom, por exemplo, é muito usado para centralização e ancoragem corporal e espiritual. Já o zircão laranja, é recomendado para se carregar em viagens uma vez que é conhecido por proteger contra acidentes. O zircão amarelo, por sua vez, limpa o chacra do plexo solar, afastando depressões e trazendo energia para a vida.

Quem segue os signos do zodíaco, deve saber que o zircão tem forte afinidade com os nativos de câncer, virgem e aquário.

Como celebrar as Bodas de Zircão?

Por se tratar de uma data não redonda, dificilmente os nubentes realizam uma grande festa na ocasião, deixando em geral para celebrar em grande estilo nas Bodas de Prata.

Uma maneira bastante tradicional de se comemorar as bodas de casamento é oferecendo uma joia com o elemento em questão. O Zircão pode ser encontrado em pingentes, anéis e até mesmo sob o formato de brinco.

Bodas De Zircao

Se prefere fugir do universo das joias, existem outras hipóteses menos tradicionais. Há quem invista em presentes singelos, personalizados e simbólicos, como uma caneca ou um pijama, só para não deixar a ocasião passar em branco:

Bodas De Zircao

Bodas De Zircao

Origem dos aniversários de bodas

As bodas começaram a ser primeiro celebradas pelos alemães, que inauguraram a tradição comemorando os 25 anos de casamento (Bodas de Prata), os 50 anos de casamento (Bodas de Ouro) e os 75 anos de casamento (Bodas de Diamante).

A novidade deu tão certo que as comemorações foram se estendendo, e hoje em dia existe uma boda específica para ser celebrada a cada ano de casamento.

Leia também: