Rosa

A rosa simboliza a perfeição, o amor, o coração, a paixão, a alma, o romantismo, a pureza, a beleza, a sensualidade, o renascimento; e, de acordo com sua cor, pode simbolizar a lua (branca), o sol (amarela) ou o fogo (vermelha). Universalmente, essa flor complexa e aromática representa o símbolo do amor e da união, famosa por sua beleza e seu perfume. Não obstante, o desabrochar do botão da rosa simboliza o segredo e o mistério da vida.

rosa-1_xl.jpeg

A Rosa na Mitologia

Na mitologia greco-romana, a rosa estava associada à Afrodite ou Vênus, deusa do amor e da beleza considerada, portanto, uma flor sagrada de elemento fogo, que simbolizava a fertilidade, a beleza ou até mesmo, a virgindade.

Segundo a lenda, para os gregos, a rosa era uma flor branca que se tornou vermelha no momento que Adônis foi ferido de morte e Afrodite, sua amada, transformou a cor das rosas ao picar-se num espinho. Diante disso, além de simbolizar o amor e o romantismo, a rosa simboliza a regeneração.

Rosa Vermelha

Em geral, no ocidente, a rosa vermelha simboliza o amor, a perfeição, a paixão e o desejo. No Cristianismo, ela simboliza a ressurreição bem como o sangue de Jesus e de seus mártires. Da mesma maneira, no Islão, a rosa vermelha simboliza o sangue do profeta e de seus filhos.

Rosa Amarela

Tradicionalmente, a rosa amarela estava associado ao ciúmes, ao amor moribundo; e, por outro lado, símbolo da amizade e da alegria. No catolicismo, a rosa amarela, relacionada ao sol, é um emblema papal.

Rosa Branca

A Rosa Branca simboliza a pureza, a inocência, a humildade, o segredo. Muitas vezes faz referência à Virgem Maria e também está associada à água e à lua.