Âncora

A âncora é considerada um símbolo de firmeza, força, tranquilidade, esperança e fidelidade. Dessa maneira, ela representa a parte estável do nosso ser, ou seja, aquela que, em meio as tempestades, é capaz de manter a estabilidade dos barcos.

ancora-3_xl.jpeg

Por vezes, porém, a âncora simboliza o atraso e a barreira, na medida em que se fixa em determinado lugar.

Para os marinheiros, a âncora é o último refúgio, ou seja, a esperança na tempestade e, por esse motivo, simboliza também o conflito entre o sólido (a terra) e o líquido (a água). Diante disso, O conflito precisa ser resolvido para que a terra e a água, juntas, fecundem em harmonia.

Relações Afetivas

O sentido que a âncora carrega de estabilidade e confiança é extensível às relações conjugais e de amizade, haja vista que esse instrumento devolve a esperança nos momentos turbulentos - que pode representar a vida de um casal -, bem como pelo fato de a amizade basear-se no companheirismo e na crença de que a pessoa amiga estará próxima sempre que o amigo estiver em aflição.

Religião

Há uma outra representação que separa a âncora em duas partes: o semi círculo virado para cima (o mundo espiritual) é coroado pela cruz da matéria, que representa a existência real e contínua no mundo material.

Essa combinação cria a cruz da escora, um símbolo oculto da cruz do tempo no qual os cristãos do império romano tiveram que praticar sua religião em segredo por causa das perseguições.

Tatuagens

A tatuagem da âncora é considerada uma tatuagem Old school, visto ser das primeiras imagens utilizadas na arte de tatuar e, assim, ser uma tatuagem tradicional.

Embora inicialmente a âncora fosse tatuada em marinheiros, oficiais da marinha ou fuzileiros navais, atualmente ela é utilizada por qualquer pessoa que pretenda expressar no corpo a simbologia que o objeto representa. 

Nesse sentido, a âncora pode ser tatuada com a finalidade de um amuleto ou para homenagear alguém considerado uma âncora na vida de outra pessoa.

Entre casais, por exemplo, pode ser escolhida como um símbolo do companheirismo e fidelidade de ambos.

O local da tatuagem varia. As mulheres costumam optar por imagens pequenas nos pulsos, dedos, tornozelos e pescoço. Os casais, optam por tatuagens nas mãos claramente vistas quando ambos caminham de mãos dadas. E quanto aos homens, optam por âncoras maiores e com mais detalhes nos ombros, no peitos ou nas costas.

ancora-2_xl.jpeg

Âncora com Coração

A composição do desenho da âncora com o coração pode ser escolha entre casais como um símbolo do companheirismo e fidelidade de ambos. Veja também o significado de coração para entender melhor essa junção.

ancora-1_xl.jpeg

Âncora com Laços e Flores

As mulheres podem optar por acrescentar à imagem da âncora um lacinho, um adorno feminino, bem como flores. Qualquer uma dessas composições representam não só a determinação e persistência, como as convicções da mulher.

Entenda melhor o significado da âncora com lacinho vendo o simbolismo do laço