Âncora

Âncora

A âncora é considerada um símbolo de firmeza, força, tranquilidade, esperança e fidelidade. Dessa maneira, ela representa a parte estável do nosso ser, ou seja, aquela que, em meio as tempestades, é capaz de manter a estabilidade dos barcos. Por vezes, a âncora simboliza o atraso e a barreira na medida em que se fixa em determinado lugar.

Simbologias da Âncora

Para os marinheiros, a âncora é o último refúgio, ou seja, a esperança na tempestade e, por esse motivo, simboliza também o conflito entre o sólido (a terra) e o líquido (a água). Diante disso, O conflito precisa ser resolvido para que a terra e a água, juntas, fecundem em harmonia.

Há uma outra representação que separa a âncora em duas partes: o semi-círculo virado para cima (o mundo espiritual) é coroado pela cruz da matéria, que representa a existência real e contínua no mundo material.
Essa combinação cria a cruz da escora, um símbolo da esperança do tempo no qual os cristãos do império romano tiveram que praticar sua religião em segredo por causa das perseguições.