Elefante

O elefante é considerado o símbolo da boa sorte, da sabedoria, da persistência, da determinação, da solidariedade, da sociabilidade, da amizade, do companheirismo, da memória, da longevidade, do poder. Para tanto, o elefante apresenta muitas simbologias e dependendo da cultura em que está inserido pode representar significados opostos.

elefante-1_xl.jpeg

Simbologias do Elefante

Interessante notar que tanto na Ásia como na África, o elefante representa o poder soberano. Dessa forma, na Ásia, o elefante é a montaria dos reis e simboliza o poder de reger, sendo a paz e a prosperidade efeitos desse poder estabelecido. Considerado o símbolo de estabilidade e imutabilidade, na ioga o elefante representa um dos chakras "muladhara", que corresponde ao elemento terra.

Na Índia e no Tibet os elefantes são venerados e considerados os animais "suporte do mundo" uma vez que para eles, o universo repousa no lombo de um elefante. Por isso, muitas vezes, é considerado um animal cósmico, visto que se assemelha à estrutura do cosmos, ou seja, quatro pilares sustentando uma esfera. Além disso, na religião budista, o elefante é um símbolo da encarnação de Buda pois foi de um elefante que a rainha Maya concebeu Buda.

Na África, simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria. As trombas ameaçadoras de um elefante em sonhos, podem ter um caráter sexual, pela razão de ter um aspecto fálico exprimindo, dessa forma, um conflito erótico. Além disso, frequentemente, os elefantes são considerados como sendo símbolo da castidade.

Na mitologia hindu, o elefante é a montaria de cada uma das deidades que presidem os oito pontos cardeais. Assim, nos mitos hindus, os primeiros elefantes do mundo possuíam asas e brincavam com as nuvens. O Deus Indra, considerado a divindade da chuva, das ventanias e dos elementos naturais, usava um elefante como montaria. Além disso, o Deus Krishna e a sua esposa Radha podiam se transformar em elefantes, representando dessa maneira, a corporeidade do amor divino.

Por outro lado, os ocidentais consideram o elefante como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito. Em alguns lugares, quando posicionado acima de uma pilastra, o elefante evoca o "despertar".

Ganesh

Para os hindus, os elefantes são considerados animais sagrados, sendo que um dos deuses mais importantes é Ganesh, representada pela figura de um elefante e considerado o deus da ciência, do conhecimento, da beleza, da força, do equilíbrio, da superação e das letras.

Dessa forma, Ganesh, concebido pela rainha Maya, possui cabeça de elefante que representa o macrocosmo e corpo de homem, que representa o microcosmo. Nesse ínterim, o elefante é, paradoxalmente, ao mesmo tempo, o começo e o fim.

Veja também o significado de Tigre.