Valknut

Valknut

O Valknut é um símbolo nórdico da morte que teria a capacidade de acelerar a passagem dos mortos para a vida eterna.

Trata-se de um dos símbolos mais importantes da mitologia nórdica. Encontrado por arqueólogos em ruínas que remontam à época dos vikings - séculos VIII a XI - é conhecido também como “nó dos enforcados” ou “nó dos escolhidos”.

Formado por três triângulos entrelaçados, a palavra valknut em norueguês significa “nó dos que caíram em batalha”, de modo que está relacionado com o culto aos mortos e, logo, a Odin, aquele que transporta as almas para o submundo e às oferece às Valquírias, ou Valkyries em inglês, que são espíritos femininos que ajudam Odin.

Assim, Odin, que é o deus dos mortos e o deus chefe para os nórdicos, muitas vezes aparece junto com esse símbolo, que em decorrência do entrelaçamento dos triângulos pode ser interpretado como uma espécie de vínculo entre o poder da vida sobre a morte ou uma referência da transição da vida para a morte.

Importa referir que dentre as simbologias do triângulo, uma delas compreende às tríades início, meio e fim ou corpo, alma e espírito.

Pelo fato de compor uma tríade, o valknut é por vezes confundido com o triskle. Este é um símbolo celta que carrega o sentido de animismo, ou seja, a crença da presença de alma em tudo o que exista.

Conheça mais Símbolos Nórdicos.