Símbolos Masculinos e Femininos

O símbolo masculino (seta para cima, que aponta a 45 graus) é o Símbolo de Marte, enquanto o símbolo feminino (cruz para baixo, que aponta a 180 graus) é o Símbolo de Vênus.

Símbolo Masculino: Símbolo de Marte

Símbolo de Vênus

O Símbolo de Marte representa um escudo e uma seta, objetos usados por Marte, o deus da guerra. Marte é o escolhido como símbolo do homem pelo fato de carregar atributos característicos do gênero masculino, tal como a força física.

Símbolo Feminino: Símbolo de Vênus

Símbolo de Marte

O Símbolo de Vênus representa um espelho. Isso porque o espelho é um objeto que reflete a vaidade própria das mulheres e, logo, de Vênus, a deusa da beleza e também do amor, para os romanos.

Mas, há símbolos que são representativos tanto do gênero masculino como do feminino. Assim, acima de tudo, trazem à simbologia a expressão da união. Eles consideram aspectos que vão mais além do que somente os biológicos.

Marte e Vênus

Símbolo de Marte e de Vênus

A junção dos símbolos do homem, que é o Símbolo de Marte, com o da mulher, que é o Símbolo de Vênus, representam a heterossexualidade. Nesse sentido, representa a atração dos opostos, a união entre um homem e uma mulher.

Estrela de Davi

Estrela de Davi

Os triângulos sobrepostos que formam a estrela de seis pontas representam a união dos gêneros.

O triângulo posicionado para cima representa o órgão masculino, bem como o fogo (outro elemento que também o referencia).

O triângulo para baixo, por sua vez, representa o elemento água e a mulher.

Tartaruga

Tartaruga

Para os chineses, o movimento da saída da cabeça da carapaça da tartaruga se assemelha à ereção. Para alguns povos ocidentais, todavia, esse réptil apresenta uma semelhança com o órgão feminino.

Yin Yang

Yin Yang

Este símbolo do taoismo representa a união e a energia dos opostos. São exemplos: positivo e negativo, céu e terra, fogo e água, consciência e inconsciência, masculino e feminino.

Saiba mais em Yin Yang.

Cruz Ansata

Cruz Ansata

Esta cruz, também conhecida como cruz egípcia, representa a união pelo fato de ter um laço na sua ponta superior, cuja ligação das pontas forma um cordão.

Suástica

Suástica - representação masculinaSuástica - representação feminina

Antes de ser utilizada como símbolo nazista na segunda Guerra Mundial, a suástica era a representação universal do Sol.

Uma, cujos braços apontam para a direita, representa o masculino. A outra, cujos braços apontam para a esquerda, representam o feminino.

Veja também os artigos: Símbolos Masculinos e Símbolos Femininos.