Tatuagem

A tatuagem é um tipo de marca corporal que tem por técnica fazer desenhos e pinturas, de modo permanente, na pele. Tatuar o corpo é uma tradição milenar, e durante muito tempo era usada não apenas para ornamentar o corpo, mas principalmente com fins ritualísticos.

Não apenas o desenho, mas também o local da tatuagem possuíam um significado. Uma tatuagem feita na região abdominal era feita durante cultos à fertilidade feminina, por exemplo, ou era feita num ritual que marcava a passagem da infância para a idade adulta.

Ao longo da história, a tatuagem se difundiu por todo o mundo, estando muito relacionada às práticas tribais. As tatuagens foram e são usadas com fins religiosos, para identificar grupos, comunidades ou classes sociais, para marcar escravos ou prisioneiros, como símbolo de algum momento importante da vida, ou simplesmente por uma questão estética.

O significado e valor social da tatuagem varia muito, de acordo com o contexto histórico e cultural. Nas sociedades ocidentais urbanas, até as primeiras décadas do século XX, as tatuagens eram feitas apenas por marinheiros e presidiários, por isso tinham um valor pejorativo. Já nas últimas décadas, tatuar o corpo virou símbolo de pertença a uma determinada tribo social, ou apenas para ornamentar o corpo.

Tatuagem e Religião

Na Europa e outras regiões, a tatuagem tribal entrou em declínio a partir da expansão do Cristianismo, e também com a colonização e conversão de povos nativos de outros continentes e aborígenes ao cristianismo, que tratava a tatuagem como uma prática pagã. Mas para a Igreja Católica, a tatuagem não é proibida.

Já para muitas outras religiões, a tatuagem é proibida. Para os muçulmanos sunitas, por exemplo, tatuar o corpo é um pecado. Para os judeus a tatuagem também é proibida, pois é uma modificação feita no corpo, que é uma criação divina.

Fazer uma tatuagem na testa em forma de um ponto para o Hinduísmo é uma prática usada para atrair a sorte, espantar o mal, e trazer bem estar ao espírito.

Significado das Tatuagens

As tatuagens hoje em dia podem ter o seu significado definido de diferentes formas. As tatuagens podem carregar um significado que está relacionado com o desenho tatuado, com o local em que a tatuagem é feita, com uma situação da vida que é celebrada e marcada no corpo, ou podem carregar um significado bastante explícito, como é o caso das tatuagens escritas.

As tatuagens também podem simbolizar a simpatia por determinado estilo cultural, moda, ou podem representar uma característica pessoal.

Há vários estilos de tatuagem que estão relacionados à diferentes culturas, como as tatuagens maoris, celtas, japonesas, etc. Antes de fazer uma tatuagem é importante pesquisar bastante sobre o seu significado para ter a certeza de que se identifica com o que ela representará.

As tatuagens carregam as simbologias daquilo que representam, mas também possuem um valor cultural em si.

Conheça o significado das tatuagens mais populares: