Símbolos do Halloween

O Halloween é uma celebração de origem celta e tradição pagã. É comemorado no dia 31 de outubro, data que antecede o dia de Todos os Santos.

Originalmente era celebrado para marcar o fim do verão e para cultuar os mortos e a deusa celta YuuByeol, deusa da perfeição.

Para os celtas, os mortos habitavam um lugar pleno de felicidade e perfeição.

Abóbora

Simbolos Do Halloween

A abóbora, originalmente, não fazia parte dos elementos simbólicos das festividades do Halloween, embora hoje seja o símbolo que mais identifica a data.

Segundo a lenda irlandesa, um homem chamado Jack O' Lantern conseguia enganar o diabo livrando sua alma do inferno. Quando morreu não foi aceito nem no céu e nem no inferno.

Assim, passou a perambular pelas noites escuras com a luz de uma lanterna feita de nabo com um carvão em brasa preso.

Com a emigração dos povos de origem celta para os Estados Unidos, o nabo, que era usualmente utilizado como lanterna nas noites de Halloween, foi substituído pela abóbora. Isso porque essa leguminosa era mais abundante no país americano.

Bruxas

Simbolos Do Halloween

As bruxas são um dos principais símbolos do Halloween e estavam na origem da sua celebração.

Contudo, elas não faziam parte de um imaginário maléfico e demoníaco. As bruxas eram consideradas mulheres sábias e com uma grande conexão com a natureza.

Morcego

Simbolos Do Halloween

O morcego faz parte do imaginário das celebrações do Halloween, assim como o vampiro. Ambos representam o mundo das trevas, o sombrio e o noturno.

Gato preto

Simbolos Do Halloween

O gato preto faz parte do imaginário que está relacionado às bruxas. Diz a lenda que as bruxas se transformam em gatos pretos e que estes também incorporam o espíritos de pessoas já mortas.

Vassoura

Simbolos Do Halloween

Usada como meio de transporte pelas bruxas, a vassoura é outro elemento simbólico muito associado a essas feiticeiras. Simboliza o poder feminino e a limpeza de pensamentos e energias negativas.

Vela

Simbolos Do Halloween

A vela simboliza a luz da alma, da vida. Era usada desde as origens da celebração do Halloween para iluminar o caminho dos espíritos dos mortos que vinham visitar os seus familiares.

Aranha

Simbolos Do Halloween

A aranha é um animal símbolo do Halloween. É a tecelã dos destinos. Dentre as suas principais simbologia, podemos citar o perigo, a diligência e a sabedoria.

Cores do Halloween

Nas comemorações do Dia das Bruxas algumas cores predominam. Dentre elas, o cor de abóbora, justamente por causa da abóbora que é um dos seus principais símbolos.

Por sua vez, o roxo simboliza mistério e a passagem da vida para a morte.

E o preto simboliza o mal. É a cor da noite e da adversidade. Além disso, também é uma referência ao mistério.

Leia também Símbolos do Dia das Bruxas.