Morcego

MorcegoO morcego possui, por um lado, simbolismos negativos e por outro positivos. No ocidente, a simbologia do morcego está mais associada à morte, trevas, magia negra e bruxaria, enquanto no oriente, principalmente na China, o morcego é símbolo de felicidade e de renascimento.

Simbologia de morcego

Com uma cabeça que se assemelha a de um cão e com asas, o morcego possui uma aparência ambígua. Ambígua também é a simbologia que o morcego adquiriu em diferentes culturas, com significados positivos e negativos.

Nas culturas ocidentais em geral, o morcego possui uma simbologia negativa e está associado a universos sombrios, à morte e à noite. A imagem do morcego está relacionada ao vampiro, o Príncipe das Trevas, por ser um animal que suga o sangue de outros. O morcego também simboliza o mal, e está relacionado à imagem do Diabo quando este é representado com asas, a bruxaria e a magia negra.

Por outro lado, o morcego também carrega uma simbologia positiva. Além de estarem associados à morte e a trevas, o morcego também representa o renascimento. Já para os chineses, o morcego simboliza renascimento, felicidade, sorte e vida longa. Para os chineses, o morcego é um animal inteligente e sábio, para eles o morcego voa de cabeça para baixo por causado o seu avantajado cérebro. A imagem do morcego também é usada como amuleto de sorte e proteção. O morcego simboliza, por ser um animal noturno, o desafio de atravessar a escuridão, enfrentando as dificuldades, para encontrar o caminho da luz e do bem.

O morcego faz parte do imaginário do Dia das Bruxas. Conheça outros Símbolos do Halloween!

Morcego vampiro

O morcego vampiro é uma espécie de morcego que tem como principal fonte de alimentação o sangue, ou seja, são hematófagos. Justamente por sugar sangue, mas também devido à sua aparência para muitos assustadora, o morcego está relacionado com a imagem do vampiro. Apesar das pessoas não saberem identificar de qual tipo de morcego estão diante, o imaginário que prepondera é a imagem negativa e maléfica do morcego.

Ver também simbologia de Vampiro.