Notas Musicais

As notas musicais correspondem à linguagem musical, que por meio de claves ou símbolos musicais facilitam a composição das músicas. Elas surgiram da necessidade humana de elaborar um sistema que facilitasse a aprendizagem, bem como a padronização dos diferentes sons.

Dessa forma, o monge italiano, Guido d’Arezzo (992-1050), resolve a partir dos versos do texto sagrado “Hino a São João Batista” intitulado Ut queant Laxis, criar esses códigos. Utilizando o início de cada verso ele criou as sete notas musicais: Dó = C, Ré = D, Mi = E, Fá = F, Sol = G, Lá = A e Si = B.

Claves Musicais

As claves se originaram na igreja católica, por volta do século IX, quando foram registrados notações musicais chamadas de ''neumes'', que eram traços ou pontos escritos acima das letras nas partituras, com o objetivo de indicar o tom.

As letras com os pontos foram se modificando ao decorrer do tempo, sendo estilizadas e se tornaram o que hoje se conhece por claves. Atualmente só são utilizadas três claves.

Clave de Sol: Essa é a clave mais usada atualmente, é uma estilização da letra G. É importante destacar que cada nota musical tem um lugar diferente dependendo da clave. Ela é mais utilizada em instrumentos como o violino, a flauta e o piano.

Clave de Fá: Também chamada de clave F, ela é uma modificação da letra F. É usada principalmente para os tons mais graves, em instrumentos como baixo, contrabaixo e trombone.

Notas Musicais

Clave de Dó: Ela é chamada de clave C ou mesoclave, pois o centro desse símbolo possui duas letras ''C'' invertidas. Essa clave é uma evolução da letra C, utilizada em instrumentos como a viola.

Notas Musicais

Outros Símbolos Musicais

Semibreve: é uma nota que possui o maior tempo de duração (4 tempos).

Notas Musicais

Colcheia: também chamada de oitava nota, tem o tempo de duração de um oitavo (1/8) da nota inteira (Semibreve).

Notas Musicais

Semicolcheia: também chamada de décima sexta nota, ela possui metade da duração de uma Colcheia.

Fusa: ela apresenta a metade da duração de uma Semicolcheia.

Semifusa: é uma nota que apresenta a metade da duração de uma Fusa.

Notas Musicais

Mínima: apresenta a metade da duração de uma Semibreve, ou seja, 2 tempos.

Notas Musicais

Semínima: essa nota apresenta a metade da duração de uma Mínima (1 tempo) e 1/4 da Semibreve.

Notas Musicais

Como Fazer Notas Musicais no Teclado

Alguns símbolos das notas musicais estão presentes em emojis, ideogramas, que são usados para mensagens nas redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp. Porém, ao usar o computador em programas como o Microsoft Word, como pôr esses símbolos através do teclado do computador?

Os principais são o símbolo ♫, que você precisa pressionar o ''Alt'' e depois digitar o número 14 e o símbolo ♪, que você pressiona o ''Alt'' e digita 13. É importante que você ative a tecla Num Lock.

Outros símbolos musicais e seus atalhos no computador:

♩ = “Alt” + 9833

♬ = “Alt” + 9836

Leia Símbolos Musicais.