Símbolos do Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas, ou Halloween (originalmente All Hallows' Eve, que significa "véspera de todos os santos") é celebrado no dia 31 de outubro. Foi criado há muitos séculos pelos antigos povos celtas, cuja tradição explica o significado dessa festa.

Era chamado de Samhain e era uma noite em que se cultuavam os mortos e a deusa YuuByeol, símbolo da perfeição.

Abóbora

Simbolos Do Dia Das Bruxas

A abóbora é um dos símbolos mais utilizados no Dia das Bruxas. Eram colocadas velas dentro delas para que as mesmas iluminassem o caminho dos mortos.

O uso das abóboras surge a partir da lenda de Jack O' Lantern, cuja origem é irlandesa. Jack O' Lantern era um homem miserável e beberrão que enganou o diabo várias vezes, conseguindo livrar a sua alma do inferno. Quando morreu, pelo fato de ser tão desprezível também não foi aceito no céu.

Assim, a alma de Jack O' Lantern vagueava pelas noites escuras iluminadas por um nabo esculpido com um carvão em brasa dentro.

Com a emigração dos irlandeses para os Estados Unidos, a abóbora foi substituída pelo nabo. Isso porque ela era mais abundante durante esta época do ano nos Estados Unidos.

Bruxa

Simbolos Do Dia Das Bruxas

As bruxas eram mulheres que tinham uma grande conexão com a natureza. Elas faziam magias e cultuavam as forças da natureza em festejos e celebrações.

As bruxas passaram a ser consideradas hereges a partir da Idade Média por influência da igreja Católica no Ocidente. Antes, elas eram uma referência de poder, sabedoria, sensibilidade e conhecimentos.

Com a Inquisição, elas passaram a ter uma representação negativa, associada a poderes maléficos e diabólicos.

Gato Preto

Simbolos Do Dia Das Bruxas

Segundo a crença surgida na era Medieval, as bruxas conseguiam se transformar em gatos pretos, por isso esses felinos são animais amaldiçoados e que trazem azar.

Acredita-se também que os mesmos incorporam espíritos de pessoas já mortas.

Zumbi

Simbolos Do Dia Das Bruxas

Os zumbis são mortos-vivos que possuem hábitos noturnos e aparência desfigurada. Segundo a crença, são cadáveres humanos que após passar por rituais voltam a vida em busca de vingança.

Eles vagueiam pela noite em estado catatônico e atacam os vivos, tratando-os como presas. Por esse motivo, associam-se à morte e a rituais diabólicos.

Vampiro

Simbolos Do Dia Das Bruxas

Os vampiros são seres mitológicos de origem eslava, de hábitos noturnos e que se alimentam do sangue dos vivos. Os vampiros representam um desejo insaciável pela vida e buscam satisfazê-lo tirando a vitalidade de outras pessoas.

Origem do Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas, ou Halloween, era celebrado inicialmente entre o equinócio de outono e o solstício de inverno. Era antecipado por festividades que duravam uma semana e marcavam o início do ano novo na cultura celta.

Tratava-se de uma grande festa dos mortos. Para a cultura celta, os mortos viviam num lugar de felicidade e perfeição, livres da dor, da fome e de qualquer tipo de sofrimento, por isso era um dia de alegria.

A data era também o dia em que se acreditava que os mortos voltavam para visitar as suas famílias e também para guiar os vivos para o mundo dos mortos.

O Dia das Bruxas foi bastante descaracterizado pela invasão romana das Ilhas Britânicas e também pela influência da cultura latina e do Cristianismo.

Vale lembrar que o Dia das Bruxas antecede o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, datas criadas pela Igreja Católica para cristianizar as festividades pagãs.

Com o passar do tempo, o Dia das Bruxas perdeu muito do seu caráter original. A festa se tornou um dia em que as pessoas se fantasiam de figuras assustadoras relacionadas à morte e aos submundos.