Barco

BarcoO barco é o símbolo da travessia da vida e da morte. Representa a viagem cumprida ao longo da vida, ou a travessia que leva a alma dos mortos para um outro mundo. Mas além deste significado relacionado à morte, o barco também pode ter um sentido oposto, e relacionar-se à travessia em direção à vida, ao nascimento. Em termos simbólicos, o barco representa genericamente quase todos os tipos de embarcações, e significa proteção e segurança.

Simbologias de barco

O barco como um símbolo que conduz a alma dos mortos e atravessa a fronteira da vida e da morte está presente em quase todas as civilizações. Nos textos mitológicos, o barco simboliza o meio pelo qual é possível chegar a outros mundos.

Se pensarmos na vida e na nossa existência como uma viagem, o barco significa segurança, já que nos protege e nos permite sobreviver às intempéries das águas dos rios e do mar.

Barco como símbolo da morte

Na cultura do antigo Egito, os mortos devem descer passando pelas doze regiões do mundo inferior em um barco sagrado, passando por muitos perigos, como serpentes, espíritos do mal e demônios, até chegar à claridade da luz, morada definitiva da alma, caso não haja nenhum obstáculo que os impeça de chegar. Nesta travessia, o morto deve zelar pelas suas entranhas, que simbolizam forças mágicas, levadas dentro de uma urna. Ao longo do trajeto vários espíritos do mal tentam furtar a urna.

Nos casos em que o morto é um condenado, o seu barco é conduzido por um porco devorador, que irá levá-lo até o inferno, onde reinam os torturadores.

Barco como símbolo da vida

O barco também pode simbolizar a vida, representando uma espécie de berço, e evoca o mesmo sentido do útero. Nesta perspectiva, o barco simboliza a travessia em direção à vida e não em direção à morte, sendo portanto a primeira viagem e não a última. O barco está presente em toda a travessia da vida, numa navegação perigosa, cheio de possíveis infortúnios.

Barco na tradição cristã

Na tradição cristã, o barco remete à igreja, que acomoda e protege os seus fiéis dos perigos e tentações da vida. A Arca de Noé é, portanto, uma metáfora, pois protege a vida de todas os animais do naufrágio, garantindo-lhes segurança.