A morte representa a finalização de um ciclo e muitas vezes a sua simbologia está associada a elementos negativos, como a escuridão, a noite. A morte é uma destruidora da existência (desmaterialização), de um determinado tipo de existência, e carrega o do mistério de nos transportar para mundos desconhecidos, para o inferno (sombrio), para o céu (paraíso), ou outros locais designados por diferentes crenças e mitologias.
Associada ao elemento terra, a morte pode não ser um fim em si, pode ser uma transformação, uma revelação do desconhecido, a introdução ou o início de um novo ciclo, por isso, simboliza também a regeneração e a renovação. Nesse sentido, vale lembrar que no esoterismo, a morte possui um caráter positivo, simbolizando a mudança profunda. Muitas vezes está associada ao número 13. No Tarô, por exemplo, o chamado “Arcano 13” que diferentemente das outras cartas, não é nomeada, é representada apenas por um número e pela figura de um esqueleto armado com um gadanha, símbolo frequentemente usado para representar a morte, mas que no Tarô representa o mistério.
Na Mitologia Grega, Tânato (do grego, Thánatos), filho da noite, é a personificação da morte que arrebata a alma dos vivos, fazendo o papel de ceifador, enquanto Hades é o deus dos mortos e dos mundos inferiores.
Representações da Morte
Nas culturas ocidentais, a morte normalmente apresenta um aspecto assustador, como as caveiras da morte ou o ceifeiro com seu manto preto e capuz segurando suas foices, objetos utilizados para ceifar as almas das pessoas.
Na iconografia antiga, a morte pode estar representada de diversas maneiras: dança macabra, esqueletos, cavaleiros, túmulos, etc. Muitos animais também simbolizam a morte, principalmente os animais noturnos e pretos, e também os que se alimentam de cadáveres, como os corvos, os abutres, as corujas, as serpentes, dentre outros. É interessante notar que nas culturas ocidentais o preto é a cor simbólica da morte, enquanto que na Ásia Oriental, o branco é a cor que a representa.
Dança da Morte
A Dança macabra é uma alegoria com esqueletos animados originários na Idade Média, que simboliza a universalidade da morte, ou seja, o elemento unificador e inevitável de todos os seres: a morte.
Dia dos Mortos
Na cultura mexicana, os mortos são celebrados numa grande festa, no dia 01 de novembro, sendo a caveira mexicana um símbolo da morte muito utilizada nos dias do festival, nos objetos de decoração, na culinária, nos doces, brinquedos, etc. Nesse sentido, para os mexicanos, a morte simboliza a libertação suprema e, por isso, deve ser celebrada com muita alegria.
Símbolos da Morte
Esqueleto
Personificação da morte, o esqueleto, muitas vezes, está associados com o demônio. Esse símbolo negro, fazia parte dos banquetes na antiguidade, a fim de alertar os convidados da fugacidade e efemeridade dos prazeres da vida e ainda, da fatalidade da morte. Vale lembrar que o crânio humano (caveira) também representa um símbolo da morte em muitas culturas e tradições.
Túmulo
Simbolizam a imortalidade, a sabedoria, a experiência e a fé. No entanto, há algumas diferenças entre os símbolos agregados às lápides, por exemplo, os leões que representam a força, a ressurreição, a coragem e ainda, protegem o morto dos maus espíritos; já nas campas de crianças, é comum encontrar borboletas, visto que simbolizam a morte, a ressurreição e vida curta.
Foice
Objeto de entrada para o outro mundo (mundo dos espíritos, mundo dos mortos), a foice é utilizada pelo ceifador e simboliza o fim da vida na terra.
Ampulheta
Símbolo do “Pai Tempo”, a ampulheta muitas vezes é carregada pelo ceifador, e representa a passagem do tempo, a efemeridade da vida e a certeza da morte.
Ceifador
Personificação da morte, o ceifeiro ou ceifador, nas culturas ocidentais é representado por um esqueleto, vestido com um manto negro com uma grande foice, objeto responsável por tirar o vida.
Coruja
Animal noturno, muitas vezes, a coruja está associada com o mau presságio e sua presença pode indicar a chegada da morte. Em algumas culturas, a coruja é uma ave que está na terra para comer a alma dos moribundos.
Corvo
Nas culturas ocidentais, essa ave negra e necrófaga é considerada mensageira da morte, na medida em que a sua representação está associada ao mau agouro e a forças maléficas. Em outras culturas, o corvo pode representar a sabedoria e a fertilidade.
Conheça os Símbolos de Luto.