Caveira

De modo genérico, a caveira simboliza mudança, transformação, renovação, início de um novo ciclo. A caveira é também o símbolo da mortalidade, representa o caráter transitório e passageiro da vida. O símbolo da caveira é muito utilizado para representar elementos negativos, como veneno, perigo e morte.

Caveira

Simbologias de caveira

A caveira possui um significado simbólico similar ao de crânio, que representa, entre outras coisas, a abóbada celeste. A caveira simboliza ainda a relação entre o microcosmo humano, o macrocosmo natural, e o universo celeste. Os olhos da caveira representam as luminárias celestes, enquanto a parte superior do crânio representariam as nuvens.

Por ocupar o cimo do esqueleto, o topo mais alto do corpo, o crânio representa a afirmação da superioridade humana, a força do pensamento, e constitui aquilo que existe de imperecível no corpo humano, a sua alma. Nesta perspectiva, a caveira simboliza a sabedoria.

Os alquimistas costumavam utilizar o crânio como receptáculos em suas operações de transmutação.

O simbolismo de caveira também está associado ao de cabeça, e representa um troféu entre os povos caçadores, ou uma oferenda, quando se trata de um sacrifício. Ao se cortar a cabeça da caça, seja de espécie humana ou não, o caçador retira a força vital da caça, e guardando a sua caveira, o caçador toma para si os atributos da caça.

Para algumas culturas e crenças, a caveira representa o renascimento espiritual através da morte em vários rituais, como uma porta de entrada para universos mais elevados.

Caveira pirata

Caveira

A caveira com dois ossos cruzados usada na bandeira dos piratas representam perigo e ameaça, e tem a intenção de manter as pessoas curiosas distantes dos barcos piratas e de avisar aos navegadores de outras embarcações que os piratas são impiedosos, que não se deve contar com a misericórdia deles.

Caveira mexicana

Caveira

Na cultura mexicana, o Dia dos Mortos, comemorado do dia 31 de outubro a 02 de novembro, é o dia em que os mortos voltam para visitar as suas famílias. A festa dos mortos é uma das mais tradicionais e animadas da cultura mexicana, e são preparados muitos doces, inclusive em forma de caveirinhas. A caveira mexicana representa mortalidade, mas também é uma homenagem prestada aos entes queridos já mortos.

Veja também a simbologia da Caveira com Asas.