Significado da Caveira

De modo genérico, a caveira simboliza mudança, transformação, renovação, início de um novo ciclo. É também o símbolo da mortalidade, representando o caráter transitório e passageiro da vida.

A figura de caveira é muito utilizada para representar elementos negativos, como veneno, perigo e morte.

A caveira como um símbolo de efemeridade e sabedoria

Por ocupar o topo do esqueleto, a parte mais alta do corpo, a caveira representa a afirmação da superioridade humana, a força do pensamento, e constitui aquilo que existe de duradouro no corpo humano, a sua alma. Devido a isso, a caveira simboliza a sabedoria.

Já conectada ao sentido de efemeridade da vida, está presente na obra “Hamlet”, de William Shakespeare, quando o personagem principal segura uma caveira chamada "Yorick" e se questiona sobre a morte.

Caveira

Vanita chamada "Natureza-morta com livros, manuscritos e uma caveira", do pintor Edwaert Collier

A caveira também está presente nas pinturas dos séculos XVI e XVII, chamadas “Vanitas”, as quais retratavam naturezas-mortas, sempre com figuras de caveiras, que simbolizam a fragilidade e a transitoriedade da vida.

O significado da caveira presente na Bíblia e na espiritualidade

Na Bíblia o local onde Jesus foi crucificado se chama Gólgota ou Calvário, que em aramaico significa “caveira”. Ele tinha esse nome porque ali aconteciam muitas crucificações, simbolizando a morte. Era uma espécie de túmulo.

Levaram Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar da Caveira. E o crucificaram. Dividindo as roupas dele, tiraram sortes para saber com o que cada um iria ficar. Eram nove horas da manhã quando o crucificaram.” (Marcos 15: 22, 24-25)

Significado Da Caveira

Foto de Gólgota, na cidade de Jerusalém, tirada por Wayne McLean. Percebe-se uma rocha com um formato de caveira.

Para algumas culturas e crenças, a caveira representa o renascimento espiritual através da morte em vários rituais, como uma porta de entrada para universos mais elevados. Na cultura celta acredita-se que ela seja a casa da alma.

Outros simbolismos da caveira

A caveira possui um significado simbólico similar ao de crânio, que representa, entre outras coisas, a abóbada celeste. A caveira simboliza ainda a relação entre o universo humano, o universo natural e o universo celeste.

Os alquimistas costumavam utilizar o crânio como receptáculos em suas operações de transmutação, que era a transformação de um elemento em outro.

O simbolismo de caveira também está associado ao da cabeça, e representa um troféu entre os povos caçadores, ou uma oferenda, quando se trata de um sacrifício. Ao se cortar a cabeça da caça, seja de espécie humana ou não, o caçador retira a força vital dela, e guardando a sua caveira, ele toma para si os seus atributos.

Tipos de caveiras e símbolos com caveira

Caveira pirata

Caveira

Clique para baixar

A caveira com dois ossos cruzados usada na bandeira dos piratas representa perigo e ameaça. Tem a intenção de manter as pessoas curiosas distantes dos barcos piratas, de avisar aos navegadores de outras embarcações que eles são impiedosos e que não se deve contar com a misericórdia deles.

Ela também é usada mundialmente como um símbolo tóxico, para alertar sobre componentes químicos ou perigosos e está presente na Maçonaria e na Idade Média.

Caveira mexicana

Caveira

Clique para baixar

Na cultura mexicana, o Dia dos Mortos, comemorado do dia 31 de outubro a 02 de novembro, é o dia em que os mortos voltam para visitar as suas famílias. A festa dos mortos é uma das mais tradicionais e animadas da cultura mexicana, e são preparados muitos doces, inclusive em forma de caveirinhas. A caveira mexicana representa mortalidade, mas também é uma homenagem prestada aos entes queridos já mortos.

Veja também a simbologia da Caveira com Asas.

Caveira do Justiceiro

Caveira

Logotipo da série "O Justiceiro", pertencente ao Universo Marvel

Uma caveira estilizada ficou marcada como um símbolo usado pelo anti-herói dos quadrinhos chamado de Justiceiro ou Frank Castle.

Ela simboliza, de modo geral, perigo e morte. É uma forma do personagem se proteger contra os seus inimigos e se infiltrar nas áreas urbanas perigosas, além de ele ser o próprio perigo, sendo empregada também como uma figura de intimidação.

Caveira com tentáculos

Caveira

Símbolo da organização Hydra, pertencente ao Universo Marvel

O símbolo da caveira com seis tentáculos ficou popular por causa da organização vilã ou contrária à S.H.I.E.L.D - as duas pertencentes à Marvel -, que se chama Hydra.

A caveira do emblema simboliza o perigo, o mal e a morte, e a composição do símbolo também está ligada a um dos líderes da organização, chamado de o Caveira Vermelha.

Você pode ler mais sobre símbolos de filmes e games.

Significado da Caveira em Tatuagens

A caveira é um símbolo escolhido tanto por homens quanto mulheres na hora de se fazer uma tatuagem, além de ser popular. A pessoa que a tatua pode querer passar a ideia de mudança, transformação, renovação ou o começo de um novo ciclo.

Também pode transmitir o sentido de efemeridade e de transitoriedade da vida ou mesmo de inteligência e de sabedoria, pois a caveira carrega o cérebro.

Caveira
Tatuagens feitas por @zitq_tattoo, @punchdrunk_tattoo e @_altivolus_
Caveira
Tatuagens feitas por @eliagiampieri_tattooer e @rebekka_tavcitattoo
Caveira
Tatuagens feitas por @vyl8tr e @gioluuca

Você pode ler mais sobre Tatuagens de Caveiras.

Fotos de Caveiras

Significado Da Caveira

Clique para baixar

Significado Da Caveira

Clique para baixar

Caveira

Clique para baixar/ Arte feita por SerenityNme

Caveira

Clique para baixar/ Arte feita por SerenityNme

Caveira

Clique para baixar/ Arte feita por SerenityNme

Imagens de Caveira 3D

Caveira

Clique para baixar

Caveira

Clique para baixar

Significado Da Caveira

Clique para baixar

Caveira

Clique para baixar

Significado Da Caveira

Clique para baixar

Caveira

Clique para baixar/ Foto feita por Esteban Chine

Caveira

Clique para baixar/ Foto feita por Anders Ljungberg

Leia também: